terça-feira, 22 de maio de 2012

Juventude é o alvo da Prefeitura de Teresina


De olho no potencial da juventude local, a Prefeitura Municipal de Teresina tem ao menos dois programas que miram nos jovense adolescentes da capital. Os programas “Universidade ao Alcance de Todos” (UAT) e o projeto “Geração Saúde” são exemplos da inclinação da administração na direção desse grupo. Pretende suprimir o déficit em educação e gerar novas oportunidades deemprego e renda à juventude teresinense.

O “Universidade ao Alcance de Todos” é um curso-pré-vestibular gratuito oferecido a alunos egresso do ensino médio de escolas da rede pública. Visa qualificar a mão-de-obra teresinense, capacitar os jovens de baixa renda para os exames vestibulares mais concorridos e promover o acesso ao ensino superior.

Implantado e realizado pela Fundação Wall Ferraz (FWF), durante o mandato do prefeito Firmino da Silveira Soares Filho (PSDB), em 2003, o UAT foi ampliado a partir do primeiro ano da gestão Elmano Férrer de Almeida (PTB), em 2009. Na ocasião foram habilitadas 12 turmas; no ano seguinte, 22; em 2011 e 2012, 30 – apesar da expectativa de aumento neste ano para 40 turmas.

No início de 2012, a administração comemorou o número recorde de 470 aprovações – dentre os cerca de 3 mil alunos do UAT – em vestibulares e concursos. “O recorde em aprovações tão significativas como essa expressa a qualidade e a seriedade com que a Prefeitura Municipal de Teresina abraça esse projeto. É uma noite marcante porque podemos enfatizar a evolução desseprograma que possui um imenso alcance social e parabenizar a todos que estão envolvidos nesse projeto” ressaltou o Presidente da Fundação Wall Ferraz, Antônio José Aguiar.

Consciência crítica

Já o projeto Geração Saúde, tem como objetivo principal proporcionar ações voltadas para área da saúde na prevenção do uso e abuso do álcool e outras drogas, DST’s/ AIDS, gravidez precoce, violência sexual e violência no trânsito.

Para atingir seus objetivos, o programa se volta à capacitação por meio de cursos e palestras a alunos do ensino superior das áreas de saúde e humanas, que desejam se tornar voluntários. Os voluntários, em torno de 70 alunos, se tornam multiplicadorese atuam em organizações de juventude e rede pública de ensino repassando conhecimentos e ensinamentos para outros jovens.

Além de órgãos e secretárias de governo o projeto é apoiado por instituições privadas. A expectativa da administração municipalteresinense é de que mil jovens sejam atendidos com as oficinas ministradas pelos voluntários.

“O papel fundamental dos voluntários, nas funções designadas, é desenvolver no jovem uma consciência crítica do mundo em que vive, possibilitando assim, a construção de uma identidade e em consequência, a aquisição dos seus direitos como cidadãos” afirma a secretária da Juventude, Erinalda Feitosa.

Os programas UAT e o Geração Saúde podem ser ferramentas de comunicação importantes durante a campanha para as eleições 2012, uma vez que têm forte apelo de marketing político. Por essas características, podem gerar impacto na campanha eleitoralque vai definir prefeitos e vereadores, em outubro.

O que você acha dessa iniciativa? Acha que terá impacto na eleição 2012? Pode ser usada como uma boa ferramenta demarketing político para campanhas eleitorais de prefeito e vereador?

Conhece outra experiência semelhante?

Postado pela Assessoria de Imprensa - 22/05/2012
Fonte: Portal Campanhas e Mandatos

1 comentários:

wagner_nog disse...

Liberdade, fraternidade e igualdade. Iluminismo, tal qual o é, exige de nossas lideranças e elites consciência de suas responsabilidades para com os jovens e disto não podemos nos esquivar, pois, se queremos uma Nação forte e coesa, somente a educação e o exemplo, tornarão nossos jovens capacitados para isso!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution