quinta-feira, 15 de março de 2012

Projeto de Tratamento de Resíduos Sólidos vs. usinas no Ceará


A Organização Não Governamental - Movimento Civico da Democracia - Mocidade desenvolveu recentemente um projeto para tratamento de residuos solidos.

O projeto inclui todo tipo de lixo. Realiza-se um processamento de separação atraves de esteiras, onde o lixo reciclável é separado pelas Cooperativas e o restante é usado para a confecção de tijolos ecológicos, blocos de concreto, blocos sextavados, bancos de jardins, guias e outros.

O projeto é viavel e seu retorno de investimento é rápido e seguro. Além disto, o projeto tem a viabilidade de colocar aos moradores de baixa renda blocos com preços bem baratos e uma casa hoje de 46 mts2. sai mais ou menos em torno de R$5.000,00 (casa com 2 qtos, sl,wc,cozinha. Outro fator importante é a confecção de bloquetes que visa eliminar o asfalto (hoje sendo aplicados em alguns municipios de São Paulo) sendo que este viria a permitir a infiltração da agua da chuva.

O lixo orgânico que é o lixo que ninguém quer seria usado para confeccionar, bloquetes sextavados, bancos de jardins, muros e outros o que viria causar uma grande economia para com o Estado e municipios.

O investimento para atender uma média de 6 municipios que tem uma média de 270.000 habitantes custa aproximadamente R$2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais) um valor pequeno em referenecia a construção de usinas.

Além disto tem-se a confecção de briquetes para exportação, produto de fácil aceitação em pizzarias, padarias, hotéis. motéis, residencias em lareiras, fornalhas e outros. Sua rentabilidade é uma das maiores no mercado. Espero ter contribuido um pouco para com seu projeto de sustentabilidade .


Postado pela Assessoria de Imprensa – 14/03/2012

1 comentários:

mauricio moromizato disse...

esse projeto é muito semelhante ao projeto lixo zero, apresentado em ubatuba. Onde já está instalado? Houve licenciamento para o uso do materiais fabricados, já que precisa haver uma pesquisa, com laudo técnico certificando que o material é 'inerte', ou seja, isento de metais pesados e outros materiais contaminantes.. gostaria de informações mais detalhadas

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution