terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Transbordo de lixo causa danos ambientais em Ubatuba


Cetesb multa Prefeitura Municipal por dano ambiental no transbordo do lixo

Mesmo desembolsando milhões de reais para executar a coleta de lixo em Ubatuba e o transbordo dos resíduos sólidos domiciliares para o aterro sanitário de Tremembé, recentemente a Prefeitura Municipal foi multada em R$ 145 mil pela Cetesb por danos ambientais.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb ao realizar vistoria de rotina no local de transbordo do lixo municipal (Bairro do Ipiranguinha) constatou problemas nas instalações e na operação de transbordo.

De acordo com a Cetesb foram constatados problemas nas instalações, como a ausência de cobertura com telhado na área de transbordo, além de falhas na própria operação de transbordo de resíduos sólidos domiciliares, como o lançamento de chorume no córrego local, devido a obstrução do sistema de drenagem  de percolados.

A Cetesb ao emitir documento com as exigências técnicas a serem tomadas pela Prefeitura Municipal destacou o risco de autuações mais graves, tendo em vista que a ausência de cobertura com telhado na área de transbordo, podem tornar as águas e o solo impróprios, nocivos à saúde, a fauna e a flora, causando inconvenientes ao bem estar público, bem como as atividades normais da comunidade.

Não há como negar que o dano ambiental apontado pela Cetesb poderá ocasionar sérios e graves problemas a comunidade local.

O dano ambiental deve ser investigado pela Câmara Municipal de Ubatuba e pelos seus vereadores, bem como pelo Ministério Público do Estado, pois além de ser um dano ambiental de proporções e resultados imprevisíveis ao ser humano, muito se gastou e se gasta para realizar o transbordo dos resíduos domiciliares para o aterro sanitário de Tremembé.

Com a palavra os vereadores e o Ministério Público de Ubatuba!


Postado pela Assessoria de Imprensa – 28/02/2012

1 comentários:

wagner_nog disse...

Já disse e volto a dizer, o transbordo, do modo em que está sendo feito, é uma afronta a racionalidade da natureza turística de nossa cidade. No mês de Janeiro, por causa do tombamento de caminhão do transbordo no trecho da serra, a estrada Tamoios ficou interrompida ao tráfego por horas, por duas vezes, isto é, foram dois dias distintos em que houve a ocorrência. Sacrifica-se assim, a paciência do turista e de todos que trafegam em direção às praias.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution