Ao andarmos, ou melhor, tropeçarmos pelas calçadas de Ubatuba, não há como deixar de notar o grande número de obstáculos que dificultam o mais importante e simples ato do ser humano que é o ato de andar.
São buracos, pisos soltos, terra, entulhos, placas de publicidades, lixo, lixeiras, placas de sinalização, guias rebaixadas mal construídas, mesas, barracas, enfim há de tudo e um pouco mais.
As calçadas de Ubatuba, enquanto espaços públicos são um desrespeito à plena cidadania, bem como um demérito à Administração Municipal.
Não há padronização. Não há fiscalização. O que há na verdade é um descaso da municipalidade com esses espaços públicos que deveriam ser os mais seguros para a circulação dos pedestres, principalmente para uma cidade como Ubatuba que tem no turismo a sua principal fonte de renda e geração de empregos.
E esses obstáculos não estão apenas localizados em algumas ruas. Podemos encontrá-los em toda a cidade. Além dos entulhos, temos também as barracas de ambulantes, as cadeiras dos bares e lanchonetes que utilizam os passeios como área privada, impedindo o deslocamento seguro de pessoas idosas, cadeirantes, crianças e portadores de deficiência visual, dentre outras.
Em tempos de mobilidade e acessibilidade urbana, Ubatuba ainda tem muito o que fazer para atingir um bom índice de respeito a sua população, mas entendo que as calçadas ficarão somente para o próximo governo municipal. Vamos aguardar.
Postado pela Assessoria de Imprensa – 24/02/2012
Crédito das Fotos para Ubaweb
Crédito das Fotos para Ubaweb
0 comentários:
Postar um comentário