Foto do antigo presídio da Ilha Anchieta em Ubatuba |
De acordo com a pesquisa, que teve por objetivo levantar a satisfação dos comerciantes – em número de 100 retornos - em relação a temporada de verão de 2012, um percentual de 13% classificaram o movimento comercial de turistas como ótimo, 39% como bom, 28% como regular e 20% como ruim.
O resultado da pesquisa reforça a nossa antiga reivindicação quanto a necessidade de um planejamento mais efetivo do setor turístico de nossa cidade, pois apesar de 52% dos comerciantes consultados acharem que o movimento comercial de turistas na cidade é ótimo e bom, observa-se que muitos desses comerciantes disseram-se decepcionados com a atual administração municipal que pouco investe no setor mais importante da economia local.
Falta de planejamento e organização
Na verdade, após 7 anos de administração municipal, o “Dudu dos Tijolinhos”, nosso prefeito municipal, não apresentou a população o tão esperado plano municipal de gestão sustentável de turismo. Hoje, o que se vê, ou melhor, o que não se vê no setor de turismo é planejamento e organização.
O atual prefeito municipal perdeu a grande oportunidade que tinha de construir uma Ubatuba melhor com qualidade de vida para a nossa população e para os turistas que ainda se encantam com as nossas belezas naturais.
Cidade abandonada
Alguns dos empresários consultados afirmaram que a cidade esta abandonada, sendo necessário melhorias nas áreas de saúde, de segurança, de lazer e de infraestrutura.
Em diversas oportunidades, o PT de Ubatuba já se manifestou sobre as respectivas áreas e as suas deficiências.
Os comerciantes consultados têm as suas razões. Ao buscar as nossas incontáveis belezas naturais e praias belíssimas, o turista espera que a cidade, além desses atrativos turísticos, tenha também a sua disposição toda a infraestrutura necessária e suficiente a sua estadia no local.
Mas, em Ubatuba o turista não pode efetivamente contar com esses serviços, pois os mesmos sequer atendem dignamente a população local, imaginem como ficam os turistas.
Nossa vocação turística
É fato que a vocação de Ubatuba é o turismo, e há muitas décadas o município sobrevive da exploração das nossas belezas naturais e praias belíssimas, mas o turista de hoje procura algo mais.
E como disse um empresário, não há como negar que as nossas belezas naturais já não são suficientes para atrair e fidelizar o turista.
O setor mais importante da nossa economia deve ser tratado com mais profissionalismo, não podendo dispensar o planejamento e a organização, necessários a construção do plano municipal de gestão sustentável de turismo, com ações a curto, médio e longo prazos, garantindo assim um fluxo de turistas e o desenvolvimento da nossa cidade.
Veja também outras postagens sobre o tema:
O desordenado turismo em Ubatuba – parte II
O desordenado turismo em Ubatuba
Vem aí a temporada. Como está Ubatuba? E o Turismo?
Postado pela Assessoria de Imprensa – 26/01/2012
1 comentários:
É simplório o fato de como aceitamos a nossa existência com tanta tranquilidade e subserviência. Acreditar que 13% de ótimo e 39% de bom superem a frustração de constatar que mais uma "safra" foi quebrada, é no mínimo uma disfunção do "autismo" coletivo que sofremos há décadas.
Só para substanciar meu argumento: O mês de Março é um mês de verão, com boa movimentação de visitantes, sendo assim, um faturamento X neste mês é historicamente bom. Levando isto em consideração, sendo o mês de Janeiro a nossa "safra", seria o normal faturarmos 10X consolidando as classificações ótimas e boas.
AGORA EU PERGUNTO: FOI ISTO QUE ACONTECEU? TEMOS TURISMO?
Postar um comentário