terça-feira, 14 de junho de 2011

SAMU: um apelo ao Governador

 
Tenho certeza que você já viu ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - circulando e salvando vidas pelas ruas e avenidas das nossas cidades. No Grande ABC, onde moro, e que tem mais de 2,5 milhões de pessoas, elas são constantes. E você deve tê-las visto também em outras Estados do País.

Este precioso serviço público de saúde vem sendo custeado pelos governos da União e Municípios. Infelizmente, passados quase oito anos da criação do programa, o governo do Estado ainda o ignora.

Tenho usado a Tribuna da Assembléia para reclamar a ausência do Estado na saúde  regional e neste programa. E não estou só. Outros parlamentares tem tocado na ferida. Recentemente meu colega do Democratas, Edmir Chedid, da base aliada do governador Alckmin,  sugeriu  que o Estado implante um programa de auxílio ao SAMU. Na região dele, Bragança Paulista, o SAMU atua em dez cidades e os prefeitos estão pagando a conta.

Na região de Mogi das Cruzes ocorre o mesmo. Em reunião do Consórcio Regional de Saúde o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), declarou que “o Estado de São Paulo é o único que não ajuda os municípios para a implantação deste serviço”.

Acrescentou que pediria ajuda ao governador considerando que o Consórcio decidiu pela ampliação do SAMU na região, incluindo seu município.

O SAMU atende as pessoas nas ruas, no trabalho, em suas casas. Foi criado em 2003 pelo governo federal e as gestões Alckmin e Serra foram as únicas que não aderiram. O financiamento é tripartie: a União paga 50%, os municípios e o Estado pagam 25% cada um. Mas, no Estado mais rico da federação, os municípios estão sendo obrigados a arcar com 50%, a parte deles e a do Estado.

Hoje o SAMU está presente em 96 municípios, com 33 centrais e 441 ambulâncias. Tem capacidade para atender 24 milhões de  pessoas (59% da população do Estado).

O ministério da Saúde quer amplia-lo. O objetivo é chegar a 393 municípios, com 51 centrais e 655 ambulâncias. Assim poderia atender  34 milhões de pessoas, ou seja, mais de 82% da população do nosso Estado.


Postado pela Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba – 14/06/2011
Fonte PTAlesp –Donisete Braga - Deputado Estadual do PT

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution