sexta-feira, 29 de abril de 2011

O programa Luz para Todos atende a 113 mil quilombolas, inclusive de Ubatuba

Projeto do Governo Federal traz esperança e alegria aos sonhos das comunidades que vivem mais distantes

O programa do Governo Federal denominado "Luz para Todos", já beneficiou cerca de 13,6 milhões de brasileiros, onde dentro desta estatística estão 113 mil quilombolas atendidos pelo projeto que os tirou da escuridão.

Com a chegada da energia elétrica aos moradores da comunidade remanescente do quilombo da Fazenda Picinguaba, localizada na cidade de Ubatuba, melhorou muito a qualidade de vida, e 49 famílias tiveram suas rotinas modificadas.

Um dos benefícios inimagináveis pela comunidade até então, era a criação de um telecentro, onde hoje é equipado com dez computadores que são usados para desenvolver trabalhos escolares e pesquisas. Outro ponto importante está na produção, e consequentemente a renda da comunidade, devido ao trabalho na Casa da Farinha, que pode ser realizado também no período noturno.

"Antes da energia a festa tinha que ser durante o dia, hoje podemos aproveitar à noite, e elas duram a noite inteira", diz Laura de Jesus, líder comunitária. Laura também comenta sobre a energia elétrica ser mais saudável à comunidade, tanto de crianças quanto adultos. "Quase perdi um neto por problema respiratório. Hoje eu e ele fazemos tratamento por causa da fumaça do querosene", diz.

Na comunidade havia, além de problemas respiratórios causados pela fumaça produzida pelo querosene das lamparinas, era muito comum o problema de pressão alta entre os idosos, devido a necessidade de salgar carnes e peixes para que não estragassem, uma vez que não era possível ter uma geladeira para conservar os alimentos perecíveis.

A líder comunitária ainda define em poucas palavras o que a comunidade inteira sente. "A energia era um sonho de todos por aqui. Se perguntássemos para qualquer pessoa o que ela mais queria, a resposta era sempre luz. Luz na minha casa. E hoje isso não é mais sonho é a nossa realidade", finaliza Laura.

Postado por Assessoria de Imprensa do PT – DM de Ubatuba – 29/04/2011
Fonte: Ministério de Minas e Energia

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution