sexta-feira, 29 de abril de 2011

Culpa do mau Tempo ou do mau administrador público?

No dia 24 deste mês, domingo de Páscoa, a chuva não deu trégua para a nossa querida Ubatuba. Várias ruas da cidade ficaram alagadas.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas desabrigaram mais de 100 pessoas que foram realocadas para o Ginásio Municipal, o Tubão, pois as vias de acesso ao Parque Sumaré, Parque Guarani e Núcleo Botafogo ficaram intransitáveis, devido ao acúmulo de água.

No Centro da cidade várias ruas também foram atingidas. A Rua Gastão Madeira, principalmente no cruzamento com a Av. Liberdade, ficou tão inundada que prejudicou o deslocamento de moradores e turistas. Nos bairros da Estufa II e Itaguá foram identificados vários pontos de alagamentos que também atrapalharam o trânsito de turistas que tentavam acessar a Rodovia Rio-Santos.

Como desgraça pouca é bobagem, além dos bairros Sumidouro e Pedreira Alta que estão sofrendo com o rompimento de tubulações de água que obrigou os moradores a desocuparem as suas casas, no Ubatumirim, uma perda lastimável de um morador de 24 anos que morreu afogado ao atravessar uma ponte alagada.

Quem conhece Ubatuba sabe que as mudanças climáticas não dão trégua para a cidade. Porém, é este mesmo clima que permitiu a existência de incomparáveis e belíssimas praias que desenham a costa da cidade. Mas culpar São Pedro é fácil. Agora, para quem ainda não percebeu, cabe aqui uma ressalva: os locais que sofreram alagamentos, deslizamentos e etc, já são historicamente conhecidos da população e da Administração Municipal.

O município de Ubatuba tem sérios problemas relacionados à drenagem de águas pluviais acentuando-se, ainda mais, com a pavimentação asfáltica realizada nos últimos anos, sem critério. 

Em algumas ruas, retiraram os “paralelepipedos” e realizaram a pavimentação asfáltica sem que houvesse a melhoria ou a ampliação da rede de águas pluviais. Em outros locais, nem se preocuparam em retirar os paralelepípedos, pavimentaram por cima.

A questão não está na pavimentação asfáltica, que melhora o trânsito de veículos pela cidade, mas, na falta ou omissão do poder público que deixa de fazer a lição de casa. Pois, primeiramente, deve-se construir uma boa rede de drenagem de águas pluviais para depois executar a pavimentação asfáltica.

Antonio Adalberto Amaral - G1
Várias cidades estão sofrendo com o que chamamos de impermeabilização. Ação que contribui e agrava a ocorrência de enchentes, alagamentos e o aumento da temperatura. Poderíamos resolver a questão com um pouco mais de engenharia, garantindo a infiltração das águas no subsolo, o que é benéfico, recuperando e ampliando a rede de drenagem de águas pluviais e, utilizando blocos sextavados de concreto para o calçamento das ruas - mas, bem colocados.

Vamos deixar de culpar apenas São Pedro e dar nome aos bois.


Postado por Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba - 29/04/2011




0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution