sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Berzoini defende candidatura Tião Viana e equilíbrio de forças no Congresso Nacional


O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, afirmou nesta quarta-feira (14) que a eleição do senador Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado é importante para garantir o equilíbrio de forças da base governista no Congresso.

Ele lembrou que, na Câmara, o PT já fechou questão em torno da candidatura de Michel Temer (PMDB-SP), mantendo o acordo entre os dois partidos firmado em 2007. “É mais do que razoável, portanto, que haja a contrapartida do apoio peemedebista a Tião Viana no Senado. Não se trata de pré-condição, mas de uma questão de bom senso”, afirmou ao Portal do PT.

Berzoini destacou ainda a capacidade de Tião Viana para ocupar o posto, já demonstrada quando exerceu o cargo interinamente em 2007. “Já naquela ocasião ficou claro que ele tem todas as condições de tratar a Presidência do Senado como uma questão institucional e não partidária. Por isso, agora, tem o apoio de vários senadores da base e até da oposição”.

No final da tarde, Berzoini divulgou nota reforçando o conteúdo das declarações. Leia abaixo:


Nota sobre a sucessão nas Mesas da Câmara Federal e do Senado

Em relação à disputa pelas presidências das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, reafirmo:

A eleição do senador Tião Viana (PT-AC) à Presidência do Senado é fundamental para a manutenção do equilíbrio de forças da base governista no Congresso Nacional.

Na Câmara, o PT já fechou questão em torno do nome do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a Presidência daquela Casa, mantendo o acordo entre os dois partidos firmado em 2007.

É mais do que razoável, portanto, que haja a contrapartida do apoio do PMDB à candidatura de Tião Viana à Presidência do Senado. Não se trata de pré-condição para que mantenhamos o apoio a Michel Temer na Câmara, mas de uma questão de bom senso.

O senador Tião Viana tem todas as condições de assumir a presidência do Senado, como ficou demonstrado na interinidade de 2007, quando exerceu o cargo com o rigor institucional que o posto exige – motivo pelo qual, hoje, tem o apoio de vários senadores da base e até da oposição.


Ricardo Berzoini

Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores

Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=73045&Itemid=195

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution