sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cetesb afirma que lixão fecha no dia 15 e prazo é inadiável


O chefe regional da Cetesb, João Carlos Milanelli, foi enfático ao dizer que não existe qualquer possibilidade de um novo adiamento para a realização do fechamento total do aterro sanitário de Ubatuba, marcado para dia 15 deste mês. "Não tem possibilidade, o prazo é inadiável" comentou Milanelli.

Apesar de ser objetivo quanto ao cumprimento da data prevista para o encerramento do lixão, João Milanelli não quis comentar mais nada sobre a atual situação do lixão de Ubatuba e a possibilidade da obra de estrutura de transbordo de resíduos não ser concluída pela prefeitura até o dia 15 de novembro, último prazo concedido pela Cetesb.

O fechamento do aterro municipal é uma exigência antiga dos órgãos ambientais do Estado, inclusive com a promoção de acordos judiciais, nos quais a administração municipal se comprometeu a viabilizar o encerramento de despejo no local, instalando uma estrutura para o transbordo dos resíduos. No entanto, a falta de recursos da prefeitura e o longo trâmite para a contratação de empresas capazes de realizar as alterações acabaram por forçar o adiamento proposto por mais de uma vez.

Há dois meses, os técnicos locais da Cetesb solicitaram o encerramento imediato do aterro sanitário ubatubense, em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta assinado pelas autoridades locais, que deu prazo limite de uso do espaço, até o dia 1 de setembro de 2008. Porém, em uma reunião na capital paulista, representantes da prefeitura conseguiram o prazo de mais dois meses para o fechamento do espaço como aterro sanitário. Os dois meses se passaram e, às vésperas da temporada, a administração municipal ainda não confirma totalmente que conseguirá se preparar para a realização do transbordo do lixo, daqui 10 dias. "Nós estamos tomando as providências necessárias para o cumprimento dos compromissos firmados junto à Cetesb.

A prefeitura está concluindo as obras para viabilização do transbordo e, no dia 15, a infra-estrutura para que possamos iniciar a operação deve estar concluída", disse o secretário de obras do município, João Paulo Rolim, esperando que os trabalhos sejam terminados à tempo, já que não existe uma alternativa imediata para o destino do lixo, caso as reformas para o transbordo não sejam concluídas até o próximo dia 15.

Fonte: 6/11/2008 9:30 - Imprensa Livre

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution