quinta-feira, 17 de julho de 2008

Ubatuba: Propostas dos candidatos



15/07/2008 10:14 - Imprensa Livre

Maurício Moromizato (PT) “Saneamento Básico será um marco em nossa gestão. Temos desde 2007 um Marco Regulatório do Saneamento Básico, regulamentando o setor e indicando a titularidade do município na questão. A promotora do meio ambiente responsabilizou a atual administração pela falta de saneamento no município. As discussões sobre o tema apontam que os problemas e soluções devem ser tratados caso a caso. A Sabesp não tem plano de metas a ser cumprido, e seu planejamento, se executado, é insuficiente para resolver nosso problema”, entende o candidato.
Ele propõe criação de órgão especifico para tratar da questão. “A Sabesp será chamada para assinar, nos termos da lei, um contrato temporário para que nesse período se cumpra a obrigação legal e a nossa determinação pessoal de elaborar um Plano Municipal de Saneamento. Este plano, baseado em discussões envolvendo especialistas e cidadãos de Ubatuba, emergirá o modelo que o município adotará, ou seja, se permanecemos vinculados à Sabesp ou se municipalizaremos o setor”, declara.
“A Tônica será a busca de soluções especificas para cada região do município. Na Picinguaba, por exemplo, a solução passa por tratamento coletivo devido à disposição das habitações, ao passo que na Fazenda da Caixa devemos ter soluções individuais. Haverá estímulo também a soluções coletivas fora da esfera do poder municipal, como a da Co-Ambiental, na Praia Grande, e pelo FEHIDRO no Cambury e Fazenda da Caixa”, acrescenta Moromizato.
“A saúde não pode esperar. Precisamos de maneira muito rápida suprir de água tratada e com flúor bairros como Sesmarias, Vale do Sol, e tantos outros”, acredita. Para completar, o candidato propõe uma gestão política contínua de modo a viabilizar recursos federais para o setor. “Faremos os projetos e temos apoio político necessário para conseguir esses recursos”.


Pedro Tuzino (PSDB) “Ubatuba precisa de um prefeito e uma equipe multiprofissional que conduza as ações de saneamento com conhecimento técnico e capacidade de buscar recursos frente aos governos do Estado e Federal, estabelecendo parcerias para as soluções dos problemas de saneamento. Nos seis anos que fiquei à frente da Sabesp, nesta região, participei da equipe que implantou a Estação de tratamento de água Carolina, Estações de Esgoto Central e Ipiranguinha e a otimização da Estação das Toninhas, e mais de uma centena de quilômetros de redes de água e esgoto. Para a universalização do atendimento será necessário investimento na ordem de R$ 75 milhões, que incluem os sistema que atenderão Picinguaba, Itamambuca, Praia Dura, Rio Escuro, Corcovado, Praia Vermelha, Folha Seca, Maranduba, Lagoinha e Sertões, e todos os bairros da região central. Para isso buscaremos parcerias com os governos Estadual e Federal. Com recurso do Ministério das Cidades faremos o Programa de despoluição das Praias, com a limpeza e desinfecção das areias e despoluição dos rios por Flotação. Em regime de urgência eliminaremos o lixão transformando em um aterro controlado, acabando com o mau cheiro e a contaminação do Rio Grande pelo chorume. Implantaremos redes de águas pluviais, um sistema de drenagem urbana eficiente, evitando enchentes, ligações clandestina de esgoto, proliferação de roedores e insetos, com controle eficaz de vetores diminuindo assim o risco de doenças.
Através de contratação direta promoveremos a limpeza e construção de muros e calçada nos terrenos baldios, num controle permanente da Dengue, epidemia esta que põe em risco a economia do município bem como a saúde pública. Trabalho é a nossa praia, e este é o segredo de uma administração pública eficiente, fazer projetos e buscar recursos, consolidar parcerias, obras simples e sem exageros e superfaturamento tirarão nossa cidade do caos”.


Paulo Ramos (PDT) O ex-prefeito está viajando e a assessoria do candidato não teve como passar as propostas até o fechamento desta edição. Entretanto, Paulo Ramos, durante as respostas de seu perfil político, considerou o saneamento básico um dos principais problemas da cidade, e usou o termo “obrigar” a Sabesp a cumprir os contratos de melhorias na rede de água e esgoto da cidade. Paulo Ramos promete atenção ao setor e deve abordar o assunto durante a sabatina que será realizada com o candidato.


Eduardo César (DEM) “Sabemos que Ubatuba é uma cidade turística e depende da qualidade de suas águas para o seu desenvolvimento econômico e social. Desde que assumimos, em 2005, temos adotado medidas drásticas para solucionar esses problemas que se arrastam na nossa cidade por décadas. Temos ações neste sentido, que já apresentam resultados palpáveis do ponto de vista tanto social como ambiental, tais como o congelamento de núcleos irregulares; o Programa Municipal de Regularização Urbanística e Fundiária; a criação de um Plano Diretor Participativo, com ênfase na sustentabilidade social, econômica e ambiental; a apresentação de projeto de lei de Uso e Ocupação de Solo inovando medidas de regularização; a doação de área ao Governo do Estado para construção de casas populares atendidas com infra-estrutura adequada, entre outras. Agora estamos em fase de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que orientará as ações e metas a serem cumpridas pela empresa que irá prestar os serviços necessários à universalização do saneamento básico em Ubatuba. Sabemos que o contrato com a Sabesp vence em 2010 e será a nossa oportunidade para revermos esta situação. Como é do nosso feitio, a comunidade será chamada para discutir esta questão”.

Fonte: http://www.imprensalivre.com.br/busca/top_busca.php?edit=2&id=5957

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution