12/07/2008 09:30 - Saulo Gil - Imprensa Livre
A situação de ensino ubatubense acompanha, infelizmente, uma realidade nacional. As escolas estão enfrentando problemas freqüentes, como o crescimento da evasão e violência escolar. Devido a isso, o Ministério Público local iniciou um trabalho em conjunto com os diretores das instituições, com o objetivo de criar e aplicar métodos que minimizem, principalmente, o abandono da escola, por parte do aluno matriculado pelos pais.
Segundo o promotor que lidera a iniciativa, Percy Kuster, é preciso uma união de esforços, para que a evasão seja corretamente combatida. “Não podemos aceitar que um jovem esteja matriculado e não compareça à escola. Alguma coisa está errada, pois ou ele estará realizando uma atividade sem o conhecimento dos pais, ou então, os próprios pais estão sendo omissos na educação dos filhos. Por isso, que o trabalho também tem como foco, a sensibilização da família nesta questão. Nosso sonho é erradicar a evasão escolar”, ressalta Kuster.
O ministério Público relata ainda que, a não freqüência periódica às aulas acaba, geralmente, levando o jovem para o consumo ou o tráfico de drogas.
A direção da Fundação Casa divulgou um perfil em relação aos jovens que cometeram algum crime em Ubatuba, durante a última temporada de verão. No mês de dezembro, o setor computou 69 adolescentes passando pela antiga Febem. Sendo que 25 deles estavam em liberdade assistida; 39 em prestação de serviços; e cinco nas duas situações. Dos 69 casos, 44 estavam fora da escola e 42 fora do mercado de trabalho.
São adolescentes entre 16 e 18 anos. Deste total ainda, apenas um concluiu o Ensino Médio.
O raio-X permite que o diretor da Fundação Casa, Élson Percídio Silvério, conclua a origem do problema: “O adolescente no ócio sobra para o tráfico”. Além do abandono mais comum no ensino médio, durante os colegiais, o Censo 2007 apontou também o índice de evasão no ensino fundamental, que é de 0.4% do total de alunos. Nesta mesma faixa etária a repetência superou a marca de 8% no ano passado.
Na realidade, a prefeitura tem responsabilidade maior nas séries do ensino infantil e fundamental, entretanto, a formação mais adequada destes jovens neste período será fundamental para evitar problemas durante a fase mais próxima da maioridade, onde os casos de evasão e violência escolar são mais comuns.
Já em relação exclusivamente ao ensino fundamental, a cidade não apresentou nenhuma demanda de vagas e conseguiu oferecer o ensino público para todos os alunos ubatubenses que realizaram a matrícula. No ensino infantil, faltaram cerca de 90 vagas, principalmente para as crianças que buscaram alguma instituição no grande centro da cidade.
Educação Básica
Avaliando as médias de Ubatuba no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – verifica-se que a cidade se manteve abaixo da média do Estado em 2007 no ensino de 1ª a 4ª série, embora tenha evoluído em relação a 2005. Já no ensino de 5ª a 8ª série, Ubatuba ficou com média acima da registrada no Estado. Veja quadro abaixo:
Propostas dos candidatos
Maurício Moromizato (PT)
“Analisando os dados de Ubatuba no Ideb 2005, percebemos que, não há uma grande taxa de evasão e reprovação, especialmente no Ensino Fundamental I, que é de competência municipal. Isso se deve especialmente à implantação da progressão continuada, do bolsa-família, do programa de renda mínima. No entanto, o nível de aprendizagem (Ideb 2005) é baixíssimo, sendo o pior índice do Litoral Norte (4,2), abaixo do índice do Estado (4,5). O que é grave é a alta taxa de analfabetismo (l4,4%), pois um dos fatores mais importantes para o bom desempenho é o nível escolar e sócio-econômico das famílias. Portanto, uma das ações mais importantes é a ampliação da Educação de Jovens e Adultos – EJA, através da criação do MOVA (Movimento de Alfabetização), da flexibilização de horários, com uso de telecentros com tutoria e parcerias com associações de bairro e ONGs. Investiremos na formação técnico-profissional voltada para a economia local (hotelaria, construção civil, turismo, náutica...) e tecnologia da informação, aproveitando a atual estrutura da Escola Tancredo Neves. Também investiremos em convênios com instituições como Gaiato e a Emaús, para criação do curso de marcenaria, aproveitando o espaço e equipamento já existente. O incentivo à implantação de universidade privada, com cursos variados, atrairia alunos de outras cidades, aumentando o giro do empresariado local. Essa universidade terá necessariamente que participar do PRO-UNI e também serão reservadas uma quota de vagas para os alunos das escolas públicas de Ubatuba, o PRO-UNI Ubatuba. O combate à violência escolar e à evasão escolar se dará, então com atuação em todos os níveis da educação e da administração pública. Queremos crianças e adolescentes educados numa cultura de paz e com a consciência de que a educação será o melhor caminho para suas vidas”.
Paulo Ramos (PDT)
O candidato enumerou suas propostas para a Educação:
1. Valorização dos Recursos Humanos, como ponto de partida para o desenvolvimento do ensino de qualidade.
2. Controle das verbas da Educação pelo Conselho Municipal de Educação, Equipes da Secretaria e Titular da Pasta.
3. Controle dos veículos da Educação de modo a evitar desvios de suas funções primordiais.
4. Equipe de Manutenção de Prédios Escolares, bem equipada e tecnicamente coordenada para atender, as necessidades da extensa Rede Física.
5. Merenda Escolar fornecida diretamente pela Prefeitura, coordenada por nutricionistas, preparada por funcionários estatutários.
6. Reformulação do Estatuto do Magistério de acordo com as novas normas do FUNDEB.
7. Criar cargos necessários à estruturação adequada e permanente das escolas.
8. Tratar com especial carinho a Educação das Crianças com Necessidades Especiais e criar espaços adaptados às suas necessidades.
9. Incentivar a Educação Profissional criando novos cursos e desenvolvendo processos de treinamento rápido.
10.Fornecer cursos de “Formação Continuada em Serviço” para todos os servidores da Secretaria.
11.Retomar as negociações com a UNITAU para a manutenção dos cursos atualmente existentes e criar novos.
12. Ampliar a rede de prédios escolares de acordo com a necessidade de crescimento do número de alunos.
Eduardo César (DEM)
“Durante toda esta gestão, temos investido em ações que estimulam a permanência do aluno em nossas escolas municipais, bem como de uma convivência pacífica. Minha proposta é incrementar e expandir cada vez mais estas ações, pois acredito que este seja o caminho para colaborar com a extinção da evasão e da violência escolar, além de ser também a base para a formação de verdadeiros cidadãos. Criamos atividades nos períodos em que as crianças ficariam ociosas, para que elas passem mais tempo dentro da escola praticando alguma atividade de seu interesse, sejam cursos de música, dança, trabalhos manuais ou artes plásticas. Um grande investimento foi feito na infra-estrutura esportiva de algumas escolas, transformando-as em centros regionais de esporte, além de laboratórios de informática, levando a inclusão digital aos alunos de diferentes regiões do município. Numa parceria com a Promotoria Pública, buscamos conscientizar os pais quanto à responsabilidade deles em relação à vida escolar dos filhos. Além disso, os projetos das nossas unidades escolares contemplam a participação da comunidade, fortalecendo os vínculos de confiança entre escola, família e aluno. Investimos na oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e na criação de equipes de profissionais voltados para a alfabetização e recuperação de alunos. Para a próxima gestão, pretendemos dar continuidade a este trabalho, levando-o cada vez mais a escolas e pessoas”.
Pedro Tuzino (PSDB)
“Ubatuba recebeu a pior avaliação para a educação, ficando atrás de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Vamos superar esse desafio com muito trabalho e seriedade e recolocar a educação de nosso município no lugar que ela merece. Ampliar as creches e criar vagas para a Educação Infantil atendendo todas as nossas crianças, contemplá-las com uma merenda saudável, já é um grande passo. Chega de macarrão com salsicha. A Fatec, faculdade de tecnologia de graça para população, com cursos que tem tudo a ver com a vocação de Ubatuba como Turismo, Hotelaria, Biologia Marinha, Maricultura e Pesca, será implantada nesta gestão do governo do Estado. Utilizaremos a informática como ferramenta pedagógica, acesso à internet para todos os estudantes. Todos os alunos poderão cursar a Escola de Idiomas, fundamental para o mercado de trabalho de um pólo turístico. Esporte, cultura e arte serão integrados às escolas, propiciando uma juventude saudável e com conhecimento, feliz e com um futuro de sucesso. Para introduzir os jovens ao trabalho implantaremos o Programa do Primeiro Emprego, empresário que aderir terá desconto nos impostos municipais. A evasão escolar está diretamente ligada a falta de interesse e oportunidades. Valorizar o magistério é fundamental para a qualidade do ensino. Programas de reciclagem, atualização profissional, plano de carreira progressivo são processos indispensáveis. Ubatuba será transformada pela força da nossa juventude e empenho dos nossos profissionais da educação”.
Fonte: http://www.imprensalivre.com.br/busca/top_busca.php?edit=2&id=5949
A situação de ensino ubatubense acompanha, infelizmente, uma realidade nacional. As escolas estão enfrentando problemas freqüentes, como o crescimento da evasão e violência escolar. Devido a isso, o Ministério Público local iniciou um trabalho em conjunto com os diretores das instituições, com o objetivo de criar e aplicar métodos que minimizem, principalmente, o abandono da escola, por parte do aluno matriculado pelos pais.
Segundo o promotor que lidera a iniciativa, Percy Kuster, é preciso uma união de esforços, para que a evasão seja corretamente combatida. “Não podemos aceitar que um jovem esteja matriculado e não compareça à escola. Alguma coisa está errada, pois ou ele estará realizando uma atividade sem o conhecimento dos pais, ou então, os próprios pais estão sendo omissos na educação dos filhos. Por isso, que o trabalho também tem como foco, a sensibilização da família nesta questão. Nosso sonho é erradicar a evasão escolar”, ressalta Kuster.
O ministério Público relata ainda que, a não freqüência periódica às aulas acaba, geralmente, levando o jovem para o consumo ou o tráfico de drogas.
A direção da Fundação Casa divulgou um perfil em relação aos jovens que cometeram algum crime em Ubatuba, durante a última temporada de verão. No mês de dezembro, o setor computou 69 adolescentes passando pela antiga Febem. Sendo que 25 deles estavam em liberdade assistida; 39 em prestação de serviços; e cinco nas duas situações. Dos 69 casos, 44 estavam fora da escola e 42 fora do mercado de trabalho.
São adolescentes entre 16 e 18 anos. Deste total ainda, apenas um concluiu o Ensino Médio.
O raio-X permite que o diretor da Fundação Casa, Élson Percídio Silvério, conclua a origem do problema: “O adolescente no ócio sobra para o tráfico”. Além do abandono mais comum no ensino médio, durante os colegiais, o Censo 2007 apontou também o índice de evasão no ensino fundamental, que é de 0.4% do total de alunos. Nesta mesma faixa etária a repetência superou a marca de 8% no ano passado.
Na realidade, a prefeitura tem responsabilidade maior nas séries do ensino infantil e fundamental, entretanto, a formação mais adequada destes jovens neste período será fundamental para evitar problemas durante a fase mais próxima da maioridade, onde os casos de evasão e violência escolar são mais comuns.
Já em relação exclusivamente ao ensino fundamental, a cidade não apresentou nenhuma demanda de vagas e conseguiu oferecer o ensino público para todos os alunos ubatubenses que realizaram a matrícula. No ensino infantil, faltaram cerca de 90 vagas, principalmente para as crianças que buscaram alguma instituição no grande centro da cidade.
Educação Básica
Avaliando as médias de Ubatuba no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – verifica-se que a cidade se manteve abaixo da média do Estado em 2007 no ensino de 1ª a 4ª série, embora tenha evoluído em relação a 2005. Já no ensino de 5ª a 8ª série, Ubatuba ficou com média acima da registrada no Estado. Veja quadro abaixo:
Propostas dos candidatos
Maurício Moromizato (PT)
“Analisando os dados de Ubatuba no Ideb 2005, percebemos que, não há uma grande taxa de evasão e reprovação, especialmente no Ensino Fundamental I, que é de competência municipal. Isso se deve especialmente à implantação da progressão continuada, do bolsa-família, do programa de renda mínima. No entanto, o nível de aprendizagem (Ideb 2005) é baixíssimo, sendo o pior índice do Litoral Norte (4,2), abaixo do índice do Estado (4,5). O que é grave é a alta taxa de analfabetismo (l4,4%), pois um dos fatores mais importantes para o bom desempenho é o nível escolar e sócio-econômico das famílias. Portanto, uma das ações mais importantes é a ampliação da Educação de Jovens e Adultos – EJA, através da criação do MOVA (Movimento de Alfabetização), da flexibilização de horários, com uso de telecentros com tutoria e parcerias com associações de bairro e ONGs. Investiremos na formação técnico-profissional voltada para a economia local (hotelaria, construção civil, turismo, náutica...) e tecnologia da informação, aproveitando a atual estrutura da Escola Tancredo Neves. Também investiremos em convênios com instituições como Gaiato e a Emaús, para criação do curso de marcenaria, aproveitando o espaço e equipamento já existente. O incentivo à implantação de universidade privada, com cursos variados, atrairia alunos de outras cidades, aumentando o giro do empresariado local. Essa universidade terá necessariamente que participar do PRO-UNI e também serão reservadas uma quota de vagas para os alunos das escolas públicas de Ubatuba, o PRO-UNI Ubatuba. O combate à violência escolar e à evasão escolar se dará, então com atuação em todos os níveis da educação e da administração pública. Queremos crianças e adolescentes educados numa cultura de paz e com a consciência de que a educação será o melhor caminho para suas vidas”.
Paulo Ramos (PDT)
O candidato enumerou suas propostas para a Educação:
1. Valorização dos Recursos Humanos, como ponto de partida para o desenvolvimento do ensino de qualidade.
2. Controle das verbas da Educação pelo Conselho Municipal de Educação, Equipes da Secretaria e Titular da Pasta.
3. Controle dos veículos da Educação de modo a evitar desvios de suas funções primordiais.
4. Equipe de Manutenção de Prédios Escolares, bem equipada e tecnicamente coordenada para atender, as necessidades da extensa Rede Física.
5. Merenda Escolar fornecida diretamente pela Prefeitura, coordenada por nutricionistas, preparada por funcionários estatutários.
6. Reformulação do Estatuto do Magistério de acordo com as novas normas do FUNDEB.
7. Criar cargos necessários à estruturação adequada e permanente das escolas.
8. Tratar com especial carinho a Educação das Crianças com Necessidades Especiais e criar espaços adaptados às suas necessidades.
9. Incentivar a Educação Profissional criando novos cursos e desenvolvendo processos de treinamento rápido.
10.Fornecer cursos de “Formação Continuada em Serviço” para todos os servidores da Secretaria.
11.Retomar as negociações com a UNITAU para a manutenção dos cursos atualmente existentes e criar novos.
12. Ampliar a rede de prédios escolares de acordo com a necessidade de crescimento do número de alunos.
Eduardo César (DEM)
“Durante toda esta gestão, temos investido em ações que estimulam a permanência do aluno em nossas escolas municipais, bem como de uma convivência pacífica. Minha proposta é incrementar e expandir cada vez mais estas ações, pois acredito que este seja o caminho para colaborar com a extinção da evasão e da violência escolar, além de ser também a base para a formação de verdadeiros cidadãos. Criamos atividades nos períodos em que as crianças ficariam ociosas, para que elas passem mais tempo dentro da escola praticando alguma atividade de seu interesse, sejam cursos de música, dança, trabalhos manuais ou artes plásticas. Um grande investimento foi feito na infra-estrutura esportiva de algumas escolas, transformando-as em centros regionais de esporte, além de laboratórios de informática, levando a inclusão digital aos alunos de diferentes regiões do município. Numa parceria com a Promotoria Pública, buscamos conscientizar os pais quanto à responsabilidade deles em relação à vida escolar dos filhos. Além disso, os projetos das nossas unidades escolares contemplam a participação da comunidade, fortalecendo os vínculos de confiança entre escola, família e aluno. Investimos na oferta de vagas para crianças de 0 a 3 anos e na criação de equipes de profissionais voltados para a alfabetização e recuperação de alunos. Para a próxima gestão, pretendemos dar continuidade a este trabalho, levando-o cada vez mais a escolas e pessoas”.
Pedro Tuzino (PSDB)
“Ubatuba recebeu a pior avaliação para a educação, ficando atrás de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Vamos superar esse desafio com muito trabalho e seriedade e recolocar a educação de nosso município no lugar que ela merece. Ampliar as creches e criar vagas para a Educação Infantil atendendo todas as nossas crianças, contemplá-las com uma merenda saudável, já é um grande passo. Chega de macarrão com salsicha. A Fatec, faculdade de tecnologia de graça para população, com cursos que tem tudo a ver com a vocação de Ubatuba como Turismo, Hotelaria, Biologia Marinha, Maricultura e Pesca, será implantada nesta gestão do governo do Estado. Utilizaremos a informática como ferramenta pedagógica, acesso à internet para todos os estudantes. Todos os alunos poderão cursar a Escola de Idiomas, fundamental para o mercado de trabalho de um pólo turístico. Esporte, cultura e arte serão integrados às escolas, propiciando uma juventude saudável e com conhecimento, feliz e com um futuro de sucesso. Para introduzir os jovens ao trabalho implantaremos o Programa do Primeiro Emprego, empresário que aderir terá desconto nos impostos municipais. A evasão escolar está diretamente ligada a falta de interesse e oportunidades. Valorizar o magistério é fundamental para a qualidade do ensino. Programas de reciclagem, atualização profissional, plano de carreira progressivo são processos indispensáveis. Ubatuba será transformada pela força da nossa juventude e empenho dos nossos profissionais da educação”.
Fonte: http://www.imprensalivre.com.br/busca/top_busca.php?edit=2&id=5949
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