segunda-feira, 7 de maio de 2012

Caiçaras da Picinguaba em Movimento

No último dia 30 de abril, os caiçaras da Picinguaba, tradicional vila de pescadores localizada no extremo norte de Ubatuba, realizaram uma reunião para tratar dos conflitos ambientais entre a comunidade e o Parque Estadual da Serra do Mar. 


De acordo com os caiçaras, a administração do Parque é um obstáculo ao desenvolvimento sustentável da comunidade. Os fiscais do parque atuam impedindo a reforma de moradias e a construção de espaços comunitários para a venda de pescados e mariscos. Já para o Sr. André, responsável pela administração do parque, a situação é outra. Segundo o administrador, a legislação que criou o parque em 30/08/1977 prevê uma série de restrições às comunidades já existentes quando da criação da unidade de proteção integral.

A reunião realizada na Picinguaba, contou com a participação de mais de 100 moradores da comunidade, além do senador Eduardo Suplicy, que também auxiliou nos debates e discussões como moderador. Estavam presentes ainda o Sr. Eduardo Cesar, prefeito municipal de Ubatuba e o vereador Rogério Frediani, dentre outras autoridades municipais e estaduais.

GRUPO DE TRABALHO

Durante a reunião, alguns moradores manifestaram-se alegando que a situação é insustentável, uma vez que a administração do parque não tem concedido licenças ambientais para a execução de reformas e ampliações das moradias existentes na vila e ao longo da estrada da Picinguaba. 


Segundo a administração do parque, a mesma deve aguardar o resultado do Grupo de Trabalho, criado pelo Governo Estadual em parceria com o Ministério Público Estadual que tinha como objetivo encontrar uma solução definitiva para esses conflitos ambientais.

Entretanto, segundo os moradores, o prazo para o termino dos trabalhos do GT Picinguaba encerrou no final do ano passado sem a apresentação de uma solução definitiva e viável para a questão.

Para os moradores essa é a grande questão, se não houver uma solução para os conflitos ambientais, a comunidade espera que pelo mesmos a administração do Parque volte a conceder algumas licenças ambientais para a solução de situações pontuais, sem a ameaça de demolições por ordem judicial.

O Sr. André, em determinado momento, manifestou-se dizendo que aguarda  uma orientação do Grupo de Trabalho, e que, no entanto, estará a disposição da comunidade para a solução de situações pontuais, como a reforma da igreja católica e da evangélica existentes na vila.

ILUSTRE MORADOR E O PT DE UBATUBA

Para o senador Eduardo Suplicy, a reunião realizada na Picinguaba teve como proposta o diálogo e o entendimento entre as partes conflitantes, como a comunidade caiçara e a administração do Parque Estadual da Serra do Mar, principalmente, como forma de minimizar os conflitos ambientais, que dia a dia estão aumentando, bem como um meio de viabilizar uma solução para a questão.

Acompanhando o senador, estiveram participando do evento, o presidente do PT de Ubatuba, Gerson Florindo, e o pré-candidato a prefeito, Mauricio Moromizato. De acordo com o companheiro Gerson Florindo, a solução para o Núcleo da Picinciguaba é a recategorização da área deixando a mesma de ser parte da unidade de proteção integral para tornar-se uma unidade de uso sustentável. E completou, “a comunidade caiçara deve estar unida e bem informada, no sentido de encontrarmos uma solução para a questão, que respeite o caiçara tradicional, bem como o turista, e que garanta os direitos históricos da comunidade dentre do Sistema Nacional de Unidades de Conservação”.

PREFEITURA MUNICIPAL

O Sr. Prefeito Municipal, ao termino da reunião manifestou-se sobre a coleta de lixo e a reforma de algumas partes da estrada de acesso à Picinguaba, informando que a coleta de lixo será ampliada, para resolver o problema de acumulo de lixo na vila, e que a estrada terá alguns trechos recapeados.

COMISSÃO DE MORADORES DA PICINGUABA

Os moradores da Picinguaba, ao término da reunião, constituíram uma comissão de moradores para ser a interlocutora da comunidade com a administração do parque, composta dos seguintes moradores: Célia, Tatiana, Patrícia, Amarildo, Silas, Alfredo, Rassani, Dirlei, Ana Paula, Poll, Léia, Eurico e Sergio.


A reunião foi encerrada com uma apresentação cultural do ZÉ PEDRO, quilombola e contador de causos da Casa da Farinha e do músico João Suplicy, filho do senador.


Postado pela Assessoria de Imprensa/ Valdir Aguiar – 07/05/2012    

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution