quinta-feira, 1 de março de 2012

BC lista medidas para reduzir incoerências do sistema financeiro



ImageVale a pena acompanhar o conjunto de medidas em estudo e implementadas pelo Banco Central na batalha para a redução dos spreads do sistema financeiro brasileiro. Elas foram detalhadas pelo jornalista Luiz Nassif em sua coluna econômica de ontem, praticamente dedicada à exposição de Alexandre Tombini, presidente do Banco Central na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Então na lista o cadastro positivo, o qual tem o objetivo de melhorar a qualidade das informações sobre os bons clientes bancários, reduzindo a taxa de inadimplência; a portabilidade, que é a possibilidade de o cliente mudar de banco levando suas operações junto; e a redução do limite de operações de crédito registradas no Sistema de Informações de Crédito (CDR) do BC. Atualmente são registradas operações acima de R$ 5 mil. A partir de 30 de abril, as operações acima de R$ 1 mil, melhorando a qualidade da informação.

A lista continua: cita a criação da Central de Cessão de Crédito, sistema operado pela Câmara Interbancária de Pagamento (CIP) registrando compras e vendas de carteiras de crédito entre os bancos, visando aumentar a competição financeira; a padronização de tarifas, de forma que o consumidor possa compará-las na hora de optar por um serviço; e, finalmente a conta salário, dando ao cidadão a escolha de com qual banco deseja operar.

Postado pela Assessoria de Imprensa - 01/03/2012
Fonte: Blog do Zé Dirceu

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution