sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prefeitos debatem relação dos municípios com Governo Federal

Avaliação do 4º Congresso Nacional do PT, análise de conjuntura e 3ª Marcha Paulista em Defesa dos Municípios também foram temas de pauta do Encontro.


A troca de experiências entre prefeitos(as) e vices petistas ganhou reforço na manhã dessa sexta-feira (30), com a participação da ministra de Relações Institucionais do governo Dilma, Ideli Salvatti. Unidade partidária, ações efetivas para ampliação da política petistas nos 645 municípios do Estado e a 3ª Marcha Paulista em Defesa dos Municípios foram amplamente debatidos no encontro realizado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.


Pelo menos 20 prefeitos(as) e 10 vices participaram do evento, que reuniu também deputados estaduais, federais, representantes do governo federal.

Fundamental. Foi assim que o deputado estadual e presidente PT-SP, Edinho Silva, classificou o atual momento vivido pelo Partido. Rumo às eleições 2012, ele chamou a atenção para a ação destacada da Direção Estadual que realiza um balanço da situação eleitoral nos 645 municípios do Estado. “Em breve teremos concluído esse trabalho, que nos ajudará na organização. O PT vai ter voz em todo Estado, tenho certeza que vamos surpreender com o número de prefeitos, prefeitas e vices nas próximas eleições”, aponta.

Mais do que representantes do PT, Edinho reforça a necessidade de líderes que possam estar a frente do projeto político defendido pelo partido. “Queremos companheiros e companheiras que mostrem que as cidades podem se transfomar com gestões petistas, e é isso que temos aqui hoje, representantes de projetos bem sucedidos. Mas não queremos apenas governantes, mas efetivamente líderes que ajudem na construção de um novo projeto”, afirma. 

Anfitrião do Encontro, o prefeito Luis Marinho, acredita que a reunião integra um processo maior rumo às eleições 2012 e demonstra a consolidação do projeto político do Partido em São Paulo. “Reunir prefeitos e prefeitas para discutir política, para trocar experiências, avaliar gestão, isso demonstra na prática a unidade partidária que defendemos”. 

O deputado federal e ex-prefeito de Diadema, José de Filippi, fez um balanço e comparação da relação das prefeituras com o Governo Federal durante as gestões de Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. “Lula recebeu os prefeitos durante seus oito anos de governo. A Dilma também tem estreitado relações”.  

A deputada estadual Ana do Carmo falou do trabalho da Bancada na Alesp e da dificuldade de aprovação de emendas e projetos. “Nós apresentamos os projetos e emendas, mas nunca são aprovados. Nenhuma proposta da Bancada é aceita”. 

Rodrigo Funchal, vice-prefeito de Graça, fez um informe sobre a etapa extraordinária do 4º Congresso do PT e as implicações das alterações no Estatuto do Partido nas gestões petistas. Rodrigo ressaltou a aprovação de nove moções e da aprovação da alteração de 38 itens. “Conseguimos aprovar critérios de gênero, possibilitando a paridade de gênero dentro do partido”. O vice-prefeito petista explanou também sobre cenário mundial e nacional, destacando as ações do governo Lula e Dilma para superar a crise econômica. “O socialismo que buscamos hoje precisa pensar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade”. 

Representante da Coordenação de Prefeitos (as), Sandra Kennedy, trouxe demandas pontuais dos municípios e sinalizou a importância de repasses, mesmo que menores, porém mais rápidos para a solução de questões emergenciais. “Participamos de um encontro em Brasília, discutimos temas distintos, mas de interesse dos municípios e já tivemos retorno de parte das demandas. Estamos filtrando essas necessidades e ampliando o debate, inclusive com o Governo Federal”. 

Subchefe de Assuntos Federativos (SAF), Olavo Noleto Alves, destacou importância de realizar o Encontro e apontou quatro temas centrais nesse diálogo: segurança pública, diálogo com a Cetesb, para liberação e adaptação de obras, debater a metropolização do Estado e a Judiciaização da gestão política – que toca a discussão dos prefeitos e vices junto ao Ministério Público Paulista na tomada de decisões e regulamentações. 

Marcha 

O prefeito Eduardo Tadeu, de Várzea Paulista, é coordenador da Marcha em Defesa dos Municípios e detalhou ações previstas antes do evento previsto para os dias 21 e 22 de novembro. “Queremos com isso garantir a presença dos prefeitos, aumentando os resultados que obtivemos em 2009, nos articulando nas regiões, ampliando esse debate e fortalecendo essa aproximação dos líderes petistas”, conclui.

Postado pela Assessoria de Imprensa - 30/09/2011
Fonte Linha Direta PT

1 comentários:

UBATUBA E EU... disse...

Belas palavras do Presidente Estadual, Deputado Edinho:

“Queremos companheiros e companheiras que mostrem que as cidades podem se transfomar com gestões petistas, e é isso que temos aqui hoje, representantes de projetos bem sucedidos. Mas não queremos apenas governantes, mas efetivamente líderes que ajudem na construção de um novo projeto”, afirma."
Nossa situação geográfica nos tornam reféns de uma política Estadual que cria dificuldades para nosso desenvolvimento e não viabiliza formas sustentáveis para que o mesmo ocorra e em razão disto, ficamos sem a possibilidade de gerar empregos de qualidade (boa remuneração) e criar renda para uma massa de trabalhadores cada vez maior, quer seja pela imigração quer seja pelo crescimento vegetativo de nossa população.
Junta-se a tudo isso, um desgoverno municipal que prioriza a dominação política através do empreguismo na gestão municipal em detrimento de um processo de cooptação mesquinho e vazio, sem que, em contra-partida, percebamos qualquer desenvolvimento concreto em nossa cidade. Em todos os sentidos que observemos as mudanças que ocorrem em nosso município, percebemos o sinal do atraso em comparação a todo o País. Estamos vivendo só da divulgação de projetos fantasiosos sem nenhuma ligação com a nossa realidade.
Propaganda não enche barriga!
O empobrecimento é generalizado, às custas de nosso suor e de nossos esforços. Gera-se mais calor do que luz!
ESTÁ NA HORA DE MUDANÇAS e o Brasil já percebeu isto! ENTÃO, QUE FAÇAMOS A NOSSA!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution