quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reciclagem x incineração de resíduos urbanos


Em junho do ano passado, os vereadores do PT de São Paulo em conjunto com entidades ambientalistas realizaram o Seminário "Reciclagem: Metodologias Sustentáveis para os Resíduos e a Inclusão Social" com o objetivo de debater os benefícios da coleta seletiva de lixo como forma de reduzir a quantidade de lixo gerado no município, bem como a inclusão social proporcionada aos catadores. Os participantes do seminário debateram também os maleficios e prejuizos da implantação de incineradores de lixo. Leia a matéria abaixo e tire as suas conclusões e para ver o video CLIQUE AQUI.

 

 

Reciclagem x incineração é tema de seminário na Câmara Municipal de São Paulo


Os mandatos dos vereadores Ítalo Cardoso, Chico Macena e Juliana Cardoso e do Deputado Estadual Adriano Diogo em parceria com o Observatório Ambiental, Fórum Lixo e Cidadania da Cidade de São Paulo, Projeto de Coleta Seletiva Brasil-Canadá, Movimento Nossa São Paulo, Instituto Pólis, Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, Repisa-Rede de Pesquisa e Interação Socioambiental, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis,
Movimento Nacional da População de Rua, promoveram no último dia 28 de maio o Seminário "Reciclagem: Metodologias Sustentáveis para os Resíduos e a Inclusão Social". O Seminário aconteceu no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal e você vê, neste vídeo, destaques do encontro:

Vereador Ítalo Cardoso fala sobre descaso no tratamento aos trabalhadores da reciclagem na cidade de São Paulo. Vereador Chico Macena explica que muitas cooperativas de reciclagem não foram implantadas na cidade, mesmo com planejamento deixado pela gestão Marta Suplicy. "Tinha previsão orçamentária, estava no contrato das empresas de lixo e isso acabou", afirma Macena.

Roberto Rocha, representante do Movimento Nacional dos Catadores, diz que diversos materiais mesmo os não recicláveis têm sido enviados às cooperativas, prejudicando o trabalho.

Vereadora Juliana Cardoso destaca que a pressão é para voltar a se usar incineradores. O deputado Adriano Diogo alerta para os prejuízos de um retrocesso ao uso de incineradores: "Queimar lixo é queimar dinheiro".

Jutta Gutberlet, do Projeto de Coleta Seletiva Brasil-Canadá, defende que é fundamental a implementação de uma política de resíduos sólidos mais justa e sustentável, valorizando o trabalho dos catadores. "O grande benefício que a coleta seletiva solidária traz é gerar emprego... Pensar em incinerador é um passo errado e um passo atrás."

Sonia Maria Manso Vieira, consultora técnica, explica o desenvolvimento de tanques (tecnologia) para otimizar reações. "Consigo tratar uma mesma quantidade de resíduos sólidos num volume menor que o aterro. Fecho o tanque e recupero o gás metano... Não vai dar o efeito estufa".

Dan Moche Schneider, consultor de resíduos sólidos do Ministério do Meio Ambiente, lembra que o Brasil tem uma Política de Resíduos a ser aprovado no Senado. "Recentemente, tivemos aprovada a Política de Saneamento... As políticas apontam um modelo tratar o lixo que não passa pela incineração, mas por coleta seletiva."

Ao término do encontro, Silvia Gonçalves, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, avaliou que o encontro foi um sucesso, sobretudo pela participação da população e associações de catadores.
Fernando Luciano do Amaral, físico e mestre em Tecnologia Ambiental falou da importância de passar conceitos técnicos e de perceber a "dignidade, a "raça" e a "importância do povo na preservação do meio ambiente".

"No que diz respeito aos incineradores, estamos nos sentindo violados do direito de termos trabalho, que advém da reciclagem. O incinerador acaba com isso", conclui Luzia Maria Honorato, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

Postado pela Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba – 28/07/2011
Fonte Bancada de Vereadores do PT de São Paulo

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution