quarta-feira, 6 de julho de 2011

Congresso do PT discute ações de promoção da igualdade e participação feminina na política

Também foram debatidos temas como a reforma política, educação e creches como direitos das mulheres e crianças, violência contra a mulher e a formação e organização da mulher dentro do partido.

Cerca de 200 mulheres participaram do 1º Congresso de Mulheres Dirigentes Petistas de São Paulo, organizado pelo Diretório Municipal, na capital paulista, no sábado (2) e domingo (3). O objetivo do encontro foi discutir ações de promoção da igualdade da participação feminina na política.

Vera Machado, secretária estadual de Mulheres do PT, ressalta que o debate ressaltou a união das mulheres como um enfrentamento das políticas do PSDB e do prefeito Gilberto Kassab, em São Paulo. “É a nossa possibilidade de organização, para enfrentarmos essa política e lutarmos por nossas reivindicações. Segundo Vera, entre os pontos de pauta estavam a reforma política, educação e creches como direitos das mulheres e crianças, violência contra a mulher e a formação e organização da mulher dentro do partido. “Também discutimos sexualidade e saúde da mulher”.

A senadora Marta Suplicy foi uma das palestrantes e destacou a mensagem de “união do partido”, defendida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Partido dividido não chega na esquina. O partido tem de ter responsabilidade e maturidade para escolher bem. O PSDB vai jogar duro porque aqui é seu mais importante reduto. Vamos ter de disputar palmo a palmo”, disse a senadora para a plateia do encontro, maioria de mulheres.

A senadora explicou que o governo federal tem hoje convênios com 2.800 prefeituras para creches. Mas não há parceria com a Capital paulista porque a Prefeitura não firma convênios com o MEC (Ministério da Educação). Marta elogiou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que frustrou a tentativa do prefeito Gilberto Kassab de alterar decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que por sua vez determinou a criação de vagas em creches nas proximidades de onde as crianças moram ou seus pais trabalham.

A deputada federal Janete Pietá reforçou a necessidade das mulheres ocuparem espaços não somente no partido, mas também na Câmara Federal, Assembleia, Senado e nos municípios. “Precisamos fazer com que o relatório da reforma política retrate a realidade das nossas necessidades. Também precisamos que essa realidade seja retratada na resolução do PT”.
Postado pela Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba - 06/07/2011
Fonte Cecilia Mantovan, Portal Linha Direta, com informações da Imprensa Marta Suplicy


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution