Os participantes do I Encontro Municipal do PT, realizado no dia 07/05, sábado, na Câmara Municipal de Ubatuba, reafirmaram o seu compromisso com a cidade debatendo e discutindo temas para a construção de um PT cada vez melhor e de uma Ubatuba com qualidade de vida para a nossa população.
O convidado e palestrante do evento foi o deputado estadual Marco Aurélio que discursou sobre os temas reforma estatutária do PT, reforma política e eleitoral e estratégias para as eleições de 2012, além de discorrer sobre a sua brilhante experiência e trajetória política à frente da prefeitura municipal de Jacareí.
Reforma Estatutária do PT – Sobre o tema, Marco Aurélio disse que a mesma é organizativa e tem o objetivo de preparar o partido para uma nova conjuntura mundial e nacional, não apenas para a disputa eleitoral e para a gestão governamental. Nosso objetivo é a organização interna que vise promover as lutas dos trabalhadores, as lutas da cidadania e a luta ideológica e cultural que possibilitem a consolidação de um projeto de sociedade democrática, socialista e sustentável.
Segundo o deputado, nos dias 29 e 30 de abril a Comissão de Reforma Estatutária apresentou o resumo do projeto de reforma estatutária e no dia 30 de maio realizará uma audiência pública em que os filiados poderão apresentar sugestões, opiniões e propostas de emendas ao anteprojeto. No dia 30 de junho a Comissão fechará o anteprojeto que será encaminhado para todo o partido.
Reforma Política e Eleitoral – O tema que está na pauta de todos os partidos políticos apresenta-se para o deputado apenas como uma reforma eleitoral. A discussão tem norteado apenas as mudanças das regras eleitorais, como o voto em lista fechada, o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária, o fim das coligações partidárias para cargos proporcionais (deputados estaduais e federais e vereadores), o sistema de votação proporcional e o perigo do voto distrital, dentre outros pontos como a data da posse, a suplência de senador, a manutenção da obrigatoriedade do voto, o fim da reeleição e a ampliação dos mandados de 04 para 05 anos.
De acordo com o deputado, a reforma política e eleitoral tem como principal objetivo corrigir os abusos do poder econômico e a corrupção eleitoral. No entanto, a sociedade deve participar dessa reforma, pois este tema interessa a todos os brasileiros. O Brasil está passando por profundas mudanças, tanto na área social como na econômica, e por isso devemos aproveitar a oportunidade para consolidarmos a aplicação dos princípios democráticos.
Estratégias para as eleições de 2012 – Para o deputado estadual Marco Aurélio, o PT saiu vitorioso na eleição do ano passado, pois além de eleger Dilma Roussef como presidenta do país, o partido ampliou a sua bancada de deputados estaduais, federais e senadores.
Com essa expressiva vantagem e, principalmente, com o apoio e a confiança do povo brasileiro na presidenta Dilma, o governo manterá a sua atuação na implantação de políticas sociais, como o Plano Brasil Sem Miséria que se propõe a eliminar 16 milhões de brasileiros da pobreza extrema, bem como a implantação de projetos de geração de emprego e renda.
Nessa nova conjuntura nacional de inclusão social e distribuição de renda e de geração de empregos, o governo da presidente Dilma está correta ao investir nas obras do PAC, na infra-estrutura para a Copa de 2014, nas Olimpíadas de 2016, no Programa Minha Casa Minha Vida, na ampliação do Bolsa Família, bem como nos demais programas de melhoria da qualidade de vida da população.
Assim, não subestimando a oposição que detém o controle de inúmeros estados, cabe a nós, aos partidos aliados e os movimentos sociais empenharmos no sentido de apoiar, dar sustentação e fazer avançar o governo Dilma. Uma das tarefas é a organização do partido com vistas às eleições municipais de 2012.
O PT deve desde já preparar-se para as eleições de 2012, definindo estratégias para as disputas que ocorrerão em nível local. As conquistas alcançadas pelo governo Lula e aquelas que queremos consolidar com o governo Dilma deverá passar pelas prefeituras e câmaras de vereadores que são os principais coordenadores do diálogo com as forças políticas e sociais que possibilitarão a ampliação do nosso projeto de justiça social e melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
DAS VAGAS DE VEREADORES
Durante o evento, o companheiro Gerson Florindo, presidente do PT – DM de Ubatuba foi bastante enfático ao discorrer sobre ampliação do número de vagas de vereadores na câmara municipal de Ubatuba. O companheiro disse que “o PT de Ubatuba defende a ampliação como forma de aumentar a fiscalização da Administração Municipal que tem esquecido o povo ubatubano”. E completou “Nosso compromisso é com a população de Ubatuba, por isso queremos debater com a população esta questão, bem como outras que são de interesse de todos”.
A ampliação do número de vagas de vereadores deverá estar na pauta da Câmara Municipal de Ubatuba até outubro deste ano e o PT de Ubatuba aprovou por unanimidade a defesa dessa ampliação.
DA CANDIDATURA PRÓPRIA
Mauricio Moromizato, ex-candidato a prefeito de Ubatuba na eleição de 2008, defendeu no encontro municipal que o PT de Ubatuba tenha candidato próprio para o cargo majoritário. Na sua proposta, também encaminhada pelo companheiro Gerson Florindo, o PT de Ubatuba deverá ter candidato a prefeito e uma chapa de candidatos a vereadores compromissados com a população da cidade e com a ética na condução das coisas públicas.
Moromizato disse ainda que “o trabalho até aqui desenvolvido pelo partido está sofrendo ataques dos partidos que apóiam a atual administração. Estão tentando denegrir a nossa imagem com boatos mentirosos, no sentido de desacreditar o PT de Ubatuba”. E disse mais, “o PT de Ubatuba terá candidato próprio, pois acredita que somente assim estará contribuindo para a melhoria das condições de vida da nossa população”. Por unanimidade os participantes referendaram a proposta de que o PT de Ubatuba terá candidato próprio para o cargo majoritário.
DA COLIGAÇÃO MAJORITÁRIA
O encontro municipal que teve a participação de mais de 80 militantes do PT de Ubatuba, além de convidados, como o diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários de Taubaté e região, Valdir Aguiar, dentre outros, também aprovou por unanimidade a proposta de formalização de coligações majoritárias. O PT de Ubatuba estará dialogando com todas as forças e lideranças políticas da nossa cidade, no sentido de agregar ao nosso projeto os partidos que realmente se preocupam com a população da nossa cidade. No entanto, os participantes deixaram claro que o DEM não fará parte da coligação que está sendo viabilizada pelo PT de Ubatuba. Não haverá qualquer dialogo com o partido da atual administração municipal.
Ao encerrar o evento, o presidente do PT de Ubatuba Gerson Florindo, manifestou-se dizendo que “o PT de Ubatuba tem propostas para a cidade e com o Governo Dilma como parceiro, estaremos enfrentando os principais problemas da população com a certeza de que o nosso povo não merece mais quatro anos de descaso e omissão”.
Para ver mais fotos do encontro municipal, clique aqui.
Postado por Assessoria de Imprensa do PT de Ubatuba – 08/05/2011
0 comentários:
Postar um comentário