sábado, 28 de março de 2009

Famílias invadem parque estadual para reivindicar direito ao uso da terra

Moradores que vivem no Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba, invadiram a sede da reserva na última sexta-feira (20). As 150 famílias protestam pelo direito de utilização da área de proteção para trabalhar.

O grupo pretende permanecer no local até que algumas exigências sejam atendidas pelo Governo do Estado, como enumera o presidente do conselho fiscal Jorge Inocêncio Junior: “Garantia imediata de continuidade dos trabalhos de agricultura familiar tradicional e de uma discussão com a comunidade caso seja criada uma nova unidade de preservação”.

A ocupação se deu depois de mais uma tentativa frustrada de negociação com o governo estadual. De acordo com os produtores rurais, eles estão sendo forçados a deixar a reserva de preservação permanente e a parar, imediatamente, as atividades feitas no local – como a pesca e a agricultura familiar.

O parque foi criado em 1977 e é o maior do Estado de São Paulo, com mais de 315 mil hectares. Só o núcleo Picinguaba tem quase 50 mil hectares, dos quais 5% estão ocupados irregularmente. O problema é que esses moradores chegaram no local há décadas.

Das 150 famílias que ocupam a sede do núcleo, 120 vivem em condições precárias, no meio do Parque, sem a mínima estrutura. Falta até energia elétrica e, mesmo assim, não querem deixar o local. "Só saio de lá morta", afirma Karina Conceição, lavradora.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que a Fundação Florestal tem negociado com as famílias, e algumas já tem a autorização para a prática da agricultura.

Fonte: Vnews

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution