sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Parlamentares entregam manifestos pela paz a embaixadores de Israel e Palestina


Uma comissão de parlamentares entregou nesta quarta-feira (7) manifestos pela paz no Oriente Médio aos embaixadores de Israel e da Palestina, em Brasília.

A iniciativa, dos deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Pedro Wilson (PT-GO), teve também a participação do senador Cristovam Buarque e dos deputados federais Nilson Mourão (PT-AC), Jô Moraes (PC do B-MG), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Antonio Carlos Chamariz (PTB-AL).

O grupo foi à embaixada de Israel, onde deixou nas mãos do embaixador Giora Becher uma carta com o pedido de imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza, a retirada das tropas israelenses, o estabelecimento de canais plenos de ajuda humanitária e a aceitação de uma força de paz da ONU na região.

“Essa comissão explicitou a indignação do povo brasileiro e exigiu o fim imediato dos ataques e o restabelecimento do diálogo como único meio de resolução desse conflito, e não pelo caminho da guerra”, afirmou o deputado Paulo Teixeira.

Em seguida, a comissão de parlamentares levou ao embaixador da Palestina, Ibrahim Al Zeben, uma carta de solidariedade, em nome dos brasileiros, ao povo palestino e aos parentes das milhares de vítimas do conflito.

Os parlamentares se comprometeram a cooperar para o estabelecimento de uma rede mundial de solidariedade para a solução da autonomia do Estado Palestino e a sua convivência pacífica com o Estado de Israel. “As cenas que estamos vendo, de crianças morrendo nessa guerra, são inaceitáveis. Temos de buscar a paz a qualquer custo, e não de forma provisória, mas sim permanente”, disse o deputado Pedro Wilson.

O diplomata israelense mostrou-se satisfeito com a iniciativa dos parlamentares brasileiros e afirmou que o documento chegará em Israel ainda na manhã desta quinta-feira (8/1). O embaixador palestino, por sua vez, considerou a atitude dos parlamentares como uma demonstração típica da amizade que une palestinos e brasileiros. Ibrahim Al Zeben agradeceu à comissão pela carta.

Abaixo, as cartas entregues aos dois embaixadores:

Carta à Embaixada da Palestina

Prezado Senhor,

Cumprimentando Vossa Excelência, nós, parlamentares brasileiros, abaixo-assinados como representantes do Congresso Nacional e do povo brasileiro, ressaltamos que o Brasil tem assumido papel de protagonista em questões de interesse mundial, como a segurança alimentar, a proteção ao meio ambiente, a busca de alternativas aos combustíveis fósseis e ainda a participação em missões militares, como a ajuda humanitária com o envio de tropas ao Haiti, para garantir o processo de redemocratização do país.

Diante do posicionamento firmado nestes importantes assuntos mundiais, o Brasil não poderia ficar alheio à dramática situação que assistimos, neste momento, na Faixa de Gaza, que registra a mais alta densidade demográfica do mundo, reunindo mais de 4 mil pessoas por quilômetro quadrado.

Preocupados com a questão do Oriente Médio, em especial com os últimos acontecimentos, que culminaram com a invasão da Faixa de Gaza por Israel, nós, parlamentares brasileiros, nos solidarizamos com a população da Faixa de Gaza neste momento de tragédia e dor e solicitamos o imediato fim ao conflito e o reinício das articulações para buscar e garantir a paz duradoura na região. Colocamo-nos à disposição da autoridade palestina para que esse objetivo possa ser definitivamente alcançado.

Além disso, nos comprometemos a cooperar para o estabelecimento de uma rede de solidariedade mundial, com vistas a uma solução da autonomia do Estado Palestino e a sua convivência pacífica com o vizinho Estado de Israel.

Finalmente, em nome do povo brasileiro, apoiamos a aceitação de uma força de paz da ONU na região.

Carta à Embaixada de Israel

Prezado Senhor,

Cumprimentando Vossa Excelência, nós, parlamentares brasileiros, abaixo-assinados como representantes do Congresso Nacional e do povo brasileiro, ressaltamos que o Brasil tem assumido papel de protagonista em questões de interesse mundial, como a segurança alimentar, a proteção ao meio ambiente, a busca de alternativas aos combustíveis fósseis e ainda a participação em missões militares, como a ajuda humanitária com o envio de tropas ao Haiti, para garantir o processo de redemocratização do país.

Diante do posicionamento firmado nestes importantes assuntos mundiais, o Brasil não poderia ficar alheio à dramática situação que assistimos, neste momento, na Faixa de Gaza, onde mais de 600 palestinos perderam a vida durante os conflitos.

Preocupados com a questão do Oriente Médio, em especial com os últimos acontecimentos, que culminaram com a invasão da Faixa de Gaza por Israel, nós, parlamentares brasileiros, solicitamos o imediato fim do conflito, a retirada das tropas e a permissão para que a ajuda humanitária possa atender plenamente as vítimas da guerra.

Além disso, reivindicamos que as autoridades retomem as negociações para solucionar em definitivo o conflito e aceitem uma força de paz da ONU na região.

Fonte: http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?option=com_content&task=view&id=72955&Itemid=195

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution