Para implantação do PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE – o Ministério de Educação e Cultura – MEC – buscou o apoio das entidades representativas das Igrejas Cristãs : Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) a fim de mobilizarem as famílias com as quais interagem.
Hoje, por diversas razões, há dificuldades para que os pais acompanhem e participem das atividades escolares de seus filhos e também . Sem essa participação, a tarefa da escola se torna muito mais difícil, comprometendo o bom desempenho. Daí a estratégia de solicitar o apoio das igrejas, porque a maior parte do povo freqüenta com regularidade alguma igreja, com predisposição a reconhecer a liderança e as orientações das lideranças religiosas. Além de ser um ponto de união pela fé, é também um espaço de socialização e de fortalecimento de vínculos e de valores
Para avaliar a qualidade do ensino foi instituído o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica formado pelos dados coletados pelo Censo da Educação Básica e pelos resultados da avaliação da Prova Brasil.
Apesar da melhoria dos dados de 2007(nota 4,2) em relação aos resultados alcançados em 2005 (nota 3,8), ainda está muito longe do objetivo a ser alcançado. No entanto, as metas para 2007 (3,9) foram alcançadas.
O objetivo é garantir que o Brasil alcance, em 2022 um padrão de qualidade de educação semelhante ao dos países mais desenvolvidos do mundo representado pela nota 6,0.
Quando comparamos os dados de Ubatuba, nos anos escolares abrangidos pelo ensino municipal, estão abaixo da média estadual, o que exige de todos nós maior compromisso para a superação desse triste resultado
Na coleta dos dados tenta-se identificar os fatores que interferem de maneira positiva ou negativa no desempenho dos alunos. Um dos fatores que tem aparecido com mais freqüência é o apoio da família ou o conjunto de características familiares (se os pais lêem, se acompanham as atividades escolares, etc.).
Por isso, ao se elaborar o Plano de Desenvolvimento da Educação, composto de cerca de 40 programas interrelacionados, entre os quais se destaca o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, elaborou-se o Plano de Mobilização.
Para isso, o MEC vem desenvolvendo oficinas regionais para que as equipes de mobilizadores troquem experiências e estabeleçam um plano que preveja formas de contactar lideranças religiosas e de subsidiá-las com dados, os quais se encontram na internet para consulta de todos. Como material de apoio também há uma cartilha criada pelo cartunista Ziraldo.
Uma pequena equipe de Ubatuba participou da oficina destinada aos mobilizadores da Capital, nos dias 06 e 07 de dezembro, no Hotel Excelsior.
Ao final da oficina, o MEC se comprometeu a realizar uma oficina regional no Litoral Norte, desde que haja um grupo de 60 pessoas interessadas em participar. Fazer o contato com lideranças das quatro cidades é uma das primeiras tarefas da equipe de Ubatuba.
As pessoas que tiverem interesse em participar da oficina prevista para fevereiro em Caraguatatuba, favor se inscreverem no seguinte endereço:
pelo e-mail ragrilo@terra.com.br ou pelo telefone 3833 7701.
IDEB 2005, 2007 e Projeções para o BRASIL
| | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Anos Finais do Ensino Fundamental | Ensino Médio | |||||||||
| IDEB Observado | Metas | IDEB Observado | Metas | IDEB Observado | Metas | |||||||
| 2005 | 2007 | 2007 | 2021 | 2005 | 2007 | 2007 | 2021 | 2005 | 2007 | 2007 | 2021 | |
| TOTAL | 3,8 | 4,2 | 3,9 | 6,0 | 3,5 | 3,8 | 3,5 | 5,5 | 3,4 | 3,5 | 3,4 | 5,2 |
| Dependência Administrativa | ||||||||||||
| Pública | 3,6 | 4,0 | 3,6 | 5,8 | 3,2 | 3,5 | 3,3 | 5,2 | 3,1 | 3,2 | 3,1 | 4,9 |
| Federal | 6,4 | 6,2 | 6,4 | 7,8 | 6,3 | 6,1 | 6,3 | 7,6 | 5,6 | 5,7 | 5,6 | 7,0 |
| Estadual | 3,9 | 4,3 | 4,0 | 6,1 | 3,3 | 3,6 | 3,3 | 5,3 | 3,0 | 3,2 | 3,1 | 4,9 |
| Municipal | 3,4 | 4,0 | 3,5 | 5,7 | 3,1 | 3,4 | 3,1 | 5,1 | 2,9 | 3,2 | 3,0 | 4,8 |
| Privada | 5,9 | 6,0 | 6,0 | 7,5 | 5,8 | 5,8 | 5,8 | 7,3 | 5,6 | 5,6 | 5,6 | 7,0 |
Fonte: Saeb e Censo Escolar.
IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Estadual - SÃO PAULO
| Fases de Ensino | IDEB Observado | Metas Projetadas | ||||||||
| 2005 | 2007 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | |
| Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 4,5 | 4,7 | 4,6 | 4,9 | 5,3 | 5,5 | 5,8 | 6,1 | 6,3 | 6,6 |
| Anos Finais do Ensino Fundamental | 3,8 | 4,0 | 3,8 | 4,0 | 4,2 | 4,6 | 5,0 | 5,3 | 5,5 | 5,8 |
| Ensino Médio | 3,3 | 3,4 | 3,3 | 3,4 | 3,6 | 3,9 | 4,2 | 4,6 | 4,9 | 5,1 |
Fonte: Saeb e Censo Escolar.
IDEBs observados em 2005, 2007 e Metas para rede Municipal - UBATUBA
| Ensino Fundamental | IDEB Observado | Metas Projetadas | ||||||||
| 2005 | 2007 | 2007 | 2009 | 2011 | 2013 | 2015 | 2017 | 2019 | 2021 | |
| Anos Iniciais | 4,1 | 4,3 | 4,2 | 4,5 | 4,9 | 5,2 | 5,5 | 5,7 | 6,0 | 6,3 |
| Anos Finais | 4,2 | 4,5 | 4,2 | 4,4 | 4,6 | 5,0 | 5,4 | 5,6 | 5,9 | 6,1 |
Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar
Rui Grilo


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