domingo, 7 de dezembro de 2008

Mais discussão, mais ação e abaixo à omissão


Mauricio Moromizato

Sei que esta coluna está atrasada no horário, mas é que intencionalmente deixei para escrevê-la em viagem. Estou a escrever direto de Santarém, no Pará, nesse meu retorno a minhas atividades profissionais. Trabalho aqui desde 1997, como profissional liberal que sou, por conta e risco. Aqui cheguei numa proposta para exercer minha atividade – a ortodontia- numa época de escassez de profissionais e por isso aqui ganhei um dinheiro bem ganho;muito trabalhado, mas em quantidade que nunca havia ganhado aí no Sul. Após a campanha eleitoral, retorno para iniciar minha despedida dessa empreitada. Está se fechando um ciclo na minha vida.
Quando comecei, só havia a Varig voando para cá, junto com a Nordeste aviação, sua subsidiária regional. A TAM engatinhava e a Gol nem existia. Faltava muita coisa numa região muito rica, que saía do ciclo do garimpo para entrar no ciclo da madeira e da agricultura, junto com um início de desenvolvimento do turismo.
Para crescer, a busca por profissionais e empresas dispostos a trazer sua experiência, seu conhecimento e suas mercadorias para a cidade.
Como político, comecei a observar a cidade e seu desenvolvimento. As oportunidades foram sendo aproveitadas e a cidade se desenvolveu buscando fixar aqui pessoas e empresas que a ajudassem a se destacar.
Imaginem o que é uma cidade do tamanho de Taubaté com acesso apenas por água ou ar, barco ou avião. Um cenário amazônico deslumbrante, com praias fluviais lindíssimas e de nos fazer inveja, águas cristalinas, rios de dimensões oceânicas. Como nunca tive a intenção de me mudar para cá, ajudei vários profissionais daqui a se capacitarem para exercer a ortodontia, pois sempre soube que independente do tempo, minha história em Santarém seria de passagem.
Como é grande e cheio de oportunidades esse nosso Brasil. Que povo. O daqui é por demais hospitaleiro e cordial. Gostam de boa conversa e de escutar sobre nossa vida. Bom humor é uma característica constante do povo. Isso mesmo sendo um local pobre para nossos padrões do Sul do País.
E o que tem a ver Santarém e minha vida profissional com o título da coluna de hoje? Nada, pelo aspecto pessoal, relatado acima. E tudo, pelo que relato agora.
A história política da cidade, que acompanha o seu desenvolvimento, sempre foi marcada pela troca no poder de pessoas do mesmo grupo, representantes dos setores mais fortes economicamente, e dominantes até então eternos da vida dos cidadãos locais. Em 2000, a atual prefeita Maria do Carmo foi eleita deputada federal. Em 2002, corajosamente disputou o governo do estado, sacrificando seu mandato de deputada federal para defender seu partido e colocar os problemas da região do Tapajós (o lindo rio que banha Santarém) na pauta estadual. Foi ao segundo turno, e mesmo derrotada, se credenciou para em 2004 ser eleita a primeira prefeita mulher na história do município. Foi reeleita agora em 2008 e fez um mandato virtuoso, exatamente como o título dessa coluna, com muita discussão, muita ação e sem omissão.
Discussões baseadas em fóruns, seminários e conferências, promovidos e incentivados pelo poder público, sobre os diversos temas da administraão pública, com capacitação permanente, não só dos agentes políticos, mas de toda a população.
Ação, baseada em atitudes que contemplaram toda a cidade, proporcionando melhoria na infra-estrutura (asfaltamento planejado de ruas, construção de postos de saúde e de escolas, desenvolvimento de projetos e planejamento do município). Apesar dos problemas, continuarem grandes, percebe-se mudança por toda a cidade.
E sem omissão, porque está fazendo um governo plural, de respeito aos cidadãos, discutindo todos os problemas apresentados.
Aqui, diferente de nossa Ubatuba, a reeleição foi muito comemorada pelo povo, apesar da ferrenha oposição.
Tenho a convicção que é esse o caminho para Ubatuba. Muita ação, muita discussão e menos omissão. Mas não da prefeitura e sim dos cidadãos.
Na coluna de ontem, meu companheiro de víbora Renato Nunes tocou em alguns pontos nevrálgicos de Ubatuba. Colocar o Plano Diretor em funcionamento, construir e aprovar logo a lei de uso e ocupação do solo, instaurar o conselho da cidade, tornar os conselho municipais já instituídos mais atuantes, melhorar o relacionamento do município com Estado e União, entre outros. Em todos esses movimentos, é vital a participação do cidadão.
E de maneira independente, como o citado companheiro Celso de Almeida Jr., ao pedir o direito de criticar sem ser considerado inimigo, num diagnóstico perfeito de como a administração trata os que se recusam a ser da “turma do amém”.
Por isso, caros leitores, temos que ter um comportamento cidadão. A comunidade tem que ser tratada e entendida como a dona do time, a dona do dinheiro e não como mera torcedora, espectadora dos fatos, gerados pelos que se acham donos do dinheiro e pelos seus empregados (os políticos).
Acrescento aqui alguns pontos a serem vistos pela comunidade leitora, para ajudar Ubatuba: a imprensa local, os fornecedores e prestadores de serviços ao governo municipal, a questão do saneamento básico, a solução para o fechamento do aterro sanitário, a zona azul, só para ficar nos que me vêm prontamente à cabeça.
A crise mundial, que ainda não nos atingiu, mas que vai chegar, mostra com ela que o modelo de desenvolvimento baseado no individualismo, no egoísmo, no materialismo e no consumismo está em processo de acelerado desgaste e que está latente a construção de um novo modelo, voltado para o futuro, para o novo e que terá que ser baseado na coletividade, na participação efetiva de todos nos destinos não só de Ubatuba, mas do planeta. Baseado mais na cooperação que na competição.
É isso. Fazer a nossa parte em Ubatuba, para colocar o nosso grão de areia nessa construção de uma sociedade diferente, mais justa, mais humana, mais segura, mais feliz. Como a fórmula não está pronta, “muita discussão, muita ação e abaixo a omissão”.

Mauricio Moromizato
mauriciomoromizato@hotmail.com

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution