quinta-feira, 13 de novembro de 2008

RELATÓRIO DA REUNIÃO DO DIA 12/11/08



I - INFORMES

a) Sapouba - coleta de óleo

b) Horto - projeto de compostagem

c) Emaús

d) Hip Hop da Paz

e) Eventos

II - Site do Ubatuba em Rede

III - Fórum Social Mundial



a) SAPOUBA - A coleta de óleo para a Sapoúba, que se iniciou através da participação residencial se ampliou bastante com a participação ativa e positiva da Associação de Quiosques, a qual deseja ver sua ação vinculada ao marketing sócio-ambiental através de adesivo a ser desenvolvido. A Patrícia também mencionou que outra empresa já manifestou o desejo de compra do óleo mas que a venda continuará com a mesma empresa pois está sediada na cidade gerando emprego e renda local. Como a Sabesp tem interesse na coleta de óleo, será solicitada que faça a propaganda através das contas de água. É necessário continuar a divulgação para as doações residenciais e, também está se iniciando uma discussão com os zeladores de condomínios.

b) HORTO - o Horto está iniciando uma fase de aproximação com a população do entorno e com o município no sentido de um melhor aproveitamento dos seus recursos. O primeiro projeto encaminhado é de aproveitamento das podas para a produção de compostagem.

c) EMAÚS - Estão aproveitando os computadores conseguido para promover a inclusão digital. Ainda não conseguiu a instalação de internet. A marcenaria está em franca atividade produzindo balaústres encomendados pelo Projeto Atmosfera.

d) Hip Hop da Paz - No último fim de semana o III Hip Hop da Paz agitou a cidade com um debate na Câmara Municipal (na sexta), shows e oficinas no sábado e domingo. Neste ano, o evento foi ampliado com campeonato de skate e de basquete de rua, que contou com a participação de artistas e esportistas da grande São Paulo, de Campinas, do Litoral Norte e do Vale do Paraíba.

e) EVENTOS

- Dia 18/11 às19 h no Salão São Francisco, haverá a palestra "A experiência de uma organiação no aprimoramento da cidadania", pela psicóloga social Lizete Verillo. Essa é uma atividade para dar início ao Fórum Permanente de Proteção à Cidade, aproveitando a experiência da AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito - que, a partir de sua luta contra a corrupção na prefeitura, elaborou uma cartilha de orientação aos cidadãos e aos governantes sobre as principais estratégias usadas pelas máfias que agem para fraudar as licitações públicas.

- Dia 28/11 às 19 h haverá outro grande debate : PROJETO A CRIANÇA E O CONSUMO - desenvolvido pelo Instituto Alana - O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, combate qualquer tipo de comunicação mercadológica dirigida às crianças por entender que os danos causados pela lógica insustentável do consumo irracional podem ser minorados e evitados, se efetivamente a infância for preservada em sua essência como o tempo indispensável e fundamental para a formação da cidadania. Indivíduos conscientes e responsáveis são a base de uma sociedade mais justa e fraterna, que tenha a qualidade de vida não apenas como um conceito a ser perseguido, mas uma prática a ser vivida.

- Dia 27, às 15 h, na Fundacc, será a festa de encerramento do ano do Projeto HIP HOP Evolução, parceria entre a Fundação Alavanca e a Fundacc

- Dia 28/11 às 10 h, na EE Semiramis, no Saco da Ribeira, haverá uma palestra com o velejador André Homem de Mello, fechando com chave de ouro o projeto "Bom de de Escola, bom de Vela", desenvolvido pela Fundação Alavanca em parceria com a Escola Semiramis.


II - Ubatuba em Rede - Site:

Para agilizar o site do Ubatuba em Rede, solicitamos a todas as entidades que enviem o logo e os principais dados da entidade: endereço, responsável, tipo de ação desenvolvida.


III- FSM 2009 Amazônia


Amazônia é território e protagonista

De 27 de janeiro a 1° de fevereiro a cidade de Belém deixa de ser a capital do Pará para se tornar o centro de toda a Pan-Amazônia A Pan-Amazônia será o território da 8ª edição do Fórum Social Mundial. Durante seis dias, Belém, a capital do Pará, no Brasil, assume o posto de centro de toda a região para abrigar o maior evento altermundista da atualidade que reúne ativistas de mais 150 países em um processo permanente de mobilização, articulação e busca de alternativas por um outro mundo possível, livre da política neoliberal e todas as formas de imperialismo.

Em 2008, foi proposta de se fazer o Fórum em todos os municípios. Aqui em Ubatuba fizemos no calçadão. Como não há a possibilidade de todos irem à Belém, há a proposta da Belém ampliada. A proposta para 2009 é usar a o prédio antigo da Câmara Municipal e a calçada em frente com atividades culturais e, se possível com um telão reproduzindo as imagens do fórum de Belém. Cada entidade deve se inscrever antecipadamente para reservar lugar e equipamentos e programar suas atividades. Aguardamos contato e indicações de atividades e grupos culturais para apresentação.

Rui A. Grilo

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution