sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Município assina TAC com objetivo de melhorar qualidade das águas de Itamambuca

Emílio Campi

Rio Itamambuca recebe esgoto doméstico despejado diretamente por imóveis do bairro da Casanga, região Centro-Norte da cidade


A prefeitura de Ubatuba e a promotoria de justiça da região irão assinar, na próxima semana, um Termo de Ajustamento de Conduta, onde será acordada a realização de melhorias no saneamento básico do bairro da Casanga, região Centro-Norte do município.

Atualmente, as ocupações instaladas no local não apresentam qualquer tipo de estrutura para o despejo do esgoto doméstico. Um estudo, realizado em conjunto pela sociedade civil e prefeitura municipal, apontou esta falta de saneamento no bairro da Casanga, como a principal fonte causadora de poluição no Rio Itamambuca, que margeia a comunidade do local e deságua na praia de Itamambuca. As casas sem estrutura de saneamento básico despejam esgoto in natura, diretamente nas águas do rio.

O projeto inicial para solucionar o problema já está pronto e também estará presente nos pontos do TAC ,a ser assinado nos próximos dias. A proposta deverá ser encaminhada ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), para a análise dos técnicos da entidade.
Caso o projeto seja aprovado, o Fundo deverá subsidiar, quase totalmente, a instalação de 46 fossas, pré-montadas, que atenderão os imóveis da região. O custo das melhorias previstas gira em torno de R$ 200 mil.

O secretário de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba, Rafael Irineu ressalta que o acordo só não foi assinado por algumas pendências documentais sobre os moradores que serão beneficiados. O secretário explica que serão alterações simples no bairro, sendo realizada apenas a instalação de fossas individuais de fibras entre as casas da Casanga. O próprio Rafael Irineu admite que as melhorias não serão capazes de solucionar totalmente o problema de poluição do rio, mas espera que os resíduos atinjam menos a água da praia de Itamambuca. "O que sabemos é que as instalações da fossa irão causar uma diminuição da carga orgânica despejada no rio. Sendo assim, esperamos que, com menor poluição das águas fluviais, não exista uma sobrecarga de coliformes na praia de Itamambuca, deixando, ao menos, a água do mar própria para o banho", afirma o secretário, esperando que as melhorias aconteçam o mais rápido possível.

Fonte: 1/11/2008 9:11- Imprensa Livre

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution