domingo, 27 de julho de 2008

MUTIRÃO POR UMA CULTURA DE PAZ

Veja as fotos do Evento:






MUTIRÃO POR UMA CULTURA DE PAZ AMPLIA VISIBILIDADE DA AÇÃO SOCIAL

Mesmo sem recursos econômicos, conseguimos realizar mais um evento para divulgar as propostas e ações das entidades envolvidas. Isso prova que, quando o povo está mobilizado, ele cria alternativas.
Além das ações que temos realizado, um exemplo da força da solidariedade e persistência está representado no filme "O SEGREDO DO GRÃO" que entrou em cartaz em São Paulo.
Apesar das falhas, como a falta de um ponto de eletricidade para conectar os instrumentos e, que foi superada pelo auxílio da Gelateria Pistache, conseguimos uma organização melhor que o evento de janeiro.
Ambos os eventos refletem a forte influência do Fórum Social Mundial, para a construção de propostas que ultrapassem os erros das duas correntes sócio-políticas - o capitalismo e o socialismo centrado na burocracia estatal.
Dando início às atividades o professor Rui agradeceu a todas e todos pela presença. Em seguida, esclareceu sobre os princípios que orientam a ação.

O Movimento UBATUBA EM REDE segue a filosofia de que UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL E ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO por pessoas, grupos e instituições que se organizam tendo como elemento aglutinação os valores que unem, reconhecendo o valor das diferenças, de um mundo plural e mais humano.

Em continuidade, houve a apresentação de dança de rua pelo grupo de jovens da Igreja Metodista do Perequê-Açu.

Na mesma linha, houve a apresentação do Projeto Namaskar, do bairro Sesmaria. Na sede do projeto são realizadas vários tipos de oficinas, especialmente as de acompanhamento escolar.
Depois, houve a apresentação da Sonia Bonfim, coordenadora da Fundação Alavanca, que foi uma das instituições que fizeram a proposta da formação da Rede. Na sua sede, no Pé da Serra, mantém oficinas de HIP HOP de formação da cidadania. No Píer do Saco da Ribeira mantém a Escola de Vela.
Enquanto um grupo se apresentava com dança no palco, outro grupo desenvolvia uma série de grafites.

A Dona Zelma apresentou alguns participantes da Guarda Mirim que trabalham em diferentes instituições, recebendo uma remuneração por essa atividade.

Esses valores e essa maneira de pensar e de agir tem como grande marco a Conferência Mundial RIO 92, onde foi gestada a idéia da construção da Agenda 21, um documento e um movimento que visa colocar em ação propostas para garantir a continuidade dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida.

Patrícia Maciel, coordenadora da Agenda 21 de Ubatuba, fez um breve relato do ECOADVENTUR, recentemente realizado em Caraguatatuba, onde foi apresentado e debatido a proposta do Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável, cabendo a cada um dos quatro municípios discutir as propostas regionais e detalhar as propostas específicas locais.
Além desse produto ressaltou a continuidade do projeto TRANSFORMA-AÇÃO "Transforme óleo em sabão" que recebe o óleo de cozinha usado, que é utilizado nas oficinas de produção de sabão organizadas pela PASTORAL DA CRIANÇA, cuja venda será revertida para a SAPO-UBA. (O óleo deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet as orientações são: aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em uma garrafa ou recipiente plástico. Tampar bem e levar até a sede da SAPO-UBA de segunda a sexta das 14:30h às 17:30h que fica na rua Cunhambebe nº 703 fundos. Telefone 3836-2408)
Já foram recolhidos mais de 850 litros de óleo, que deixaram de poluir nossos rios e praias, para serem reciclados.

A Pastoral também expôs à venda a multimistura nutricional, produto produzido pelos núcleos da Pastoral, em diferentes pontos do país, aproveitando vegetais (folha de mandioca), alimentos ricos em vitaminas e proteínas, mas que normalmente não fazem parte do cardápio da população. Este produto, aliado ao trabalho contínuo das voluntárias da Pastoral, é considerado um dos fatores da redução da mortalidade infantil por desnutrição.

Os voluntários da SAPO-UBA - Sociedade de Apoio aos Pacientes Oncológicos prestam informações relevantes sobre o tratamento, leis, benefícios e direitos, além de dar acolhimento afetivo aos portadores de câncer por meio de conversas e visitas. São fornecidos ainda suplementos alimentares, próteses mamárias de pano, fraldas e contribuições na compra de remédios e realização de exames para pacientes que estão sem condições financeiras.
Além disso, campanhas e ações preventivas estão sendo desenvolvidas em parceria com outros órgãos.

Todo recurso financeiro provém da contribuição da comunidade, seja através de uma quantia mensal, seja pela participação em nossos eventos de levantamento de fundos ou ainda pela doação de alimentos, medicamentos, equipamentos, móveis e outros bens.(veja o site . www.sapouba.com.br)

O Rotary Clube se comprometeu a participar cada vez mais na elaboração e apoio aos projetos sócio-comunitários.

Um dos resultados do UBATUBA EM REDE foi a elaboração de um projeto de inclusão digital, que começa a ser implantado na COMUNIDADE EMAÚS, com a parceria da AFUBESP - Associação dos Funcionários do Banespa - que doou dois computadores e uma impressora.

O Grupo de Jovens Emaús apresentou uma peça discutindo a situação sócio-política, arrancando boas gargalhadas da platéia.

O Instituto da Árvore mantém um viveiro de produção de mudas de plantas nativas em frente ao Camping Usina Velha. Com a parceria do Maurício, no espaço do camping são realizadas oficinas de produção de papel artesanal e o aproveitamento desse material para a confecção de cartões e jogos.

Marcos desse evento foram: a presença de grupos ligados a diferentes valores religiosos, de todas as idades, e a presença cada vez mais participante do jovem, trazendo a sua alegria, sua descontração, sua crítica e contestação, seu esforço de abrir espaços de ação e de protagonismo, assumindo a própria voz e a coordenação de oficinas e eventos, expressando-se pela arte, pelo movimento e pelas cores.

Prof. Rui Alves Grilo


0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Press Release Distribution